Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36646

Title: Estratégias e medidas utilizadas pelos/as professores/as do 1º Ciclo do EB para melhorar a aprendizagem das crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita
Authors: Pelarigo, Daniela de Jesus da Silva
Advisors: Silva, Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos
Keywords: Dificuldades de Aprendizagem
Leitura
Estratégias
1º Ciclo do Ensino Básico
Conhecimentos sobre leitura
Learning difficulties
Reading
Strategies
1st Cycle of Basic Education
Reading skills
Issue Date: 27-Feb-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação tem como objetivos identificar os conhecimentos e formação que os docentes têm sobre a aprendizagem da leitura e escrita, assim como acerca das dificuldades que podem ocorrer ao longo da aprendizagem e das formas como os docentes conseguem detetar e sinalizar as dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita dos seus alunos; conhecer mais detalhadamente as medidas educativas adotadas para os ajudar; e avaliar os conhecimentos dos docentes em relação ao ensino da Leitura e da Escrita. Assim, elaboraram-se três questionários que, posteriormente, foram aplicados a 14 professores titulares de turma e a 9 docentes de educação especial, cuja idade da maioria dos participantes se situou entre os 46 e os 55 anos. Os resultados obtidos permitiram verificar que parecem existir lacunas nos conhecimentos dos docentes face aos métodos mais adequados no ensino da leitura e nos seus próprios conhecimentos sobre a mesma; - Abstract: The present investigation aims to identify the knowledge and training that teachers have about learning to read and write, as well as about the difficulties that may occur during learning and the ways in which teachers are able to detect and signal learning difficulties in reading and writing of your students; learn more about the educational measures adopted to help them; and evaluate teachers' knowledge in relation to teaching Reading and Writing. So, three questionnaires were elaborated and subsequently applied to 14 class teachers and 9 special education teachers, whose age of most participants was between 46 and 55 years old. The results obtained allowed us to verify that there appear to be gaps in teachers' knowledge about the most appropriate methods of teaching reading and in their own knowledge about it.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36646
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Psicologia_da_Educacao-Daniela_de_Jesus_da_Silva_Pelarigo.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois