Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36646
|
Title: | Estratégias e medidas utilizadas pelos/as professores/as do 1º Ciclo do EB para melhorar a aprendizagem das crianças com dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita |
Authors: | Pelarigo, Daniela de Jesus da Silva |
Advisors: | Silva, Isabel Maria Cabrita de Araújo Leite dos Santos |
Keywords: | Dificuldades de Aprendizagem Leitura Estratégias 1º Ciclo do Ensino Básico Conhecimentos sobre leitura Learning difficulties Reading Strategies 1st Cycle of Basic Education Reading skills |
Issue Date: | 27-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação tem como objetivos identificar os conhecimentos e formação que os docentes têm sobre a aprendizagem da leitura e escrita, assim como acerca das dificuldades que podem ocorrer ao longo da aprendizagem e das formas como os docentes conseguem detetar e sinalizar as dificuldades de aprendizagem de leitura e de escrita dos seus alunos; conhecer mais detalhadamente as medidas educativas adotadas para os ajudar; e avaliar os conhecimentos dos docentes em relação ao ensino da Leitura e da Escrita. Assim, elaboraram-se três questionários que, posteriormente, foram aplicados a 14 professores titulares de turma e a 9 docentes de educação especial, cuja idade da maioria dos participantes se situou entre os 46 e os 55 anos. Os resultados obtidos permitiram verificar que parecem existir lacunas nos conhecimentos dos docentes face aos métodos mais adequados no ensino da leitura e nos seus próprios conhecimentos sobre a mesma; - Abstract:
The present investigation aims to identify the knowledge and training that teachers have about learning to read and write, as well as about the difficulties that may occur during learning and the ways in which teachers are able to detect and signal learning difficulties in reading and writing of your students; learn more about the educational measures adopted to help them; and evaluate teachers' knowledge in relation to teaching Reading and Writing. So, three questionnaires were elaborated and subsequently applied to 14 class teachers and 9 special education teachers, whose age of most participants was between 46 and 55 years old. The results obtained allowed us to verify that there appear to be gaps in teachers' knowledge about the most appropriate methods of teaching reading and in their own knowledge about it. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36646 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|