Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36645

Title: Design de Comunicação como contributo para a valorização da região de Aveiro: desenvolvimento de uma identidade visual
Authors: Sereda, Anastasia Grigorievna
Advisors: Silva, Célia Maria Figueiredo
Keywords: Cidade de Aveiro
Território
Identidade Visual
Estratégia de Comunicação
Branding
City of Aveiro
Territory
Visual Identity
Communication Strategy
Branding
Issue Date: 16-Feb-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A presente investigação pretende analisar o papel do design de comunicação como componente integrante no desenvolvimento de um projeto de identidade visual para a cidade de Aveiro. De acordo com os rankings de Mercer’s Quality of Living de 2019, a nível mundial, as cidades estão envolvidas numa competição relativamente às qualidades que as caracterizam como atrativas. Assim sendo, é fulcral que uma marca territorial abarque consigo fortes estratégias de posicionamento e comunicação. Procura-se ao longo da investigação realizar uma revisão literária aprofundada, analisando os vários conceitos e casos de estudo, como entrevistas exploratórias a entidades relevantes e questionários à população. O estudo abrange também a análise da atual estratégia de comunicação da região, de forma a poder identificar as suas limitações e incoerências. Aveiro, aliada à cultura, criatividade artística e à tecnologia, oferece um leque de diversos eventos que animam a cidade ao longo do ano, trazendo milhares de visitantes. Desta forma, o propósito deste projeto consiste na criação de uma identidade visual com uma personalidade forte e distinta, que trará ainda mais notoriedade à cidade de Aveiro através de uma estratégia de comunicação e implementação coesa; - Communication Design as a contribuition to the enhancement of the Aveiro region: Development of a visual identity - Abstract: This research aims to analyze the role of communication design as an integral component in the development of a visual identity project for the city of Aveiro. According to Mercer’s Quality of Living 2019 rankings, cities worldwide are involved in a competition regarding the qualities that characterize them as attractive. Therefore, it is crucial that a territorial brand includes strong positioning and communication strategies. Throughout the research we seek to conduct a thorough literature review, analyzing the various concepts and case studies, as well as exploratory interviews with relevant entities and questionnaires to the population. The study also covers the analysis of the region’s current communication strategy, in order to be able to identify its limitations and inconsistencies. Aveiro, allied to culture, artistic creativity and technology, offers a range of diverse events that animate the city throughout the year, bringing thousands of visitors. Thus, the purpose of this project is to create a visual identity with a strong and distinct personality, which will bring even more notoriety to the city of Aveiro through a cohesive communication and implementation strategy.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36645
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

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