| 
        
            | Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36635 |  
 
| Title: | Doseamento do açúcar em bebidas refrigerantes CONTRIBUTO PARA UMA ABORDAGEM HOLÍSTICA |  | Other Titles: | DETERMINATION OF SUGAR CONTENT IN SOFT DRINKS: A CONTRIBUTION TO HOLISTIC APPROACH |  | Authors: | Galacho, Cristina Figueiredo, Margarida
 |  | Editors: | Alves, Manuel Barbosa, Carla
 Pereira, Carlos
 Ramalhosa, Elsa
 Mira, Helena
 Patarata, Luís
 Martins, Manuel
 Vieira, Margarida
 Oliveira, Maria
 Ganhão, Manuel
 |  | Keywords: | técnicas laboratoriais química
 sociedade
 saúde e bem-estar
 sustentabilidade
 |  | Issue Date: | Mar-2024 |  | Publisher: | Agropress - Comunicação Especializada Lda. |  | Abstract: | Neste artigo analisa-se o contributo do trabalho prático laboratorial (TPL) Doseamento do açúcar em bebidas refrigerantes. Simples, Seguro e Sustentável!, para a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências transversais. Foi
elaborado e aplicado um questionário, no âmbito da unidade curricular Técnicas Laboratoriais I, aos estudantes do 1.º ano de licenciatura, para avaliar a sua perceção sobre a relevância do TPL realizado, na
abordagem de temas que evidenciem a interligação Química-Sociedade, Saúde e Bem-Estar e Sustentabilidade.
Os resultados obtidos permitem concluir
que a grande maioria dos estudantes reconhece a importância dos métodos laboratoriais na determinação do teor de açúcar nas bebidas refrigerantes e na consequente compreensão da informação nutricional do rótulo. Os estudantes revelam ainda ter a perceção de que a realização do TPL contribui para a consciencialização dos efeitos adversos do
consumo excessivo de açúcar e para o aumento do conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. |  | URI: | https://www.calameo.com/read/0062435361199c7f08a0c http://hdl.handle.net/10174/36635
 |  | Type: | article |  | Appears in Collections: | QUI - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica 
 |  
 
    
     
    
 Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.   |