Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36615

Title: Percursos académicos de estudantes oriundos de escolas profíssionais: um estudo na Universidadede Évora
Authors: Pimenta, Susana Pelúcio
Advisors: Cid, Marília
Nico, Lurdes Judite Dionísio Pratas
Keywords: Ensino Profissional
Escolas Profissionais
Qualificação
Ensino Superior
Vocational Education
Vocational Schools
Qualification
Higher Education
Issue Date: 15-Feb-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este estudo descritivo-interpretativo emerge do interesse em aprofundar os percursos escolares de estudantes oriundos do Ensino Profissional que ingressam no Ensino Superior. O estudo realizou-se na Universidade de Évora com a participação de 20 estudantes oriundos de Escolas Profissionais que ingressaram, num curso de licenciatura, no ano letivo 2020/2021. Para dar resposta à questão de partida, “Que percurso académico realizam os estudantes oriundos de escolas profissionais na Universidade de Évora, atendendo às diferenças de formação e de acesso ao Ensino Superior?”, delinearam-se três objetivos: 1. Identificar os estudantes que ingressaram na Universidade de Évora oriundos de Escolas Profissionais, no ano letivo 2020/2021 (1.º ano de curso); 2. Caracterizar os estudantes que ingressaram na Universidade de Évora, relativamente ao seu percurso escolar no Ensino Secundário; 3. Analisar o percurso dos estudantes oriundos de Escolas Profissionais que ingressaram na Universidade Évora durante o ano letivo 2020/2021. Pela natureza do estudo, optou-se por uma abordagem predominantemente qualitativa, com a aplicação de questionários online, para identificar o grupo-alvo e, posteriormente, realização de entrevistas semiestruturadas. Com a investigação percebemos que os estudantes oriundos de Escolas Profissionais não se sentem preparados para prosseguir estudos pela falta de bases e preparação para o acesso ao Ensino Superior, alegando que o Ensino Profissional tem como principal objetivo preparar os estudantes para o mercado de trabalho, não para dar continuidade aos estudos. O facto de estes estudantes prosseguirem estudos prende-se, sobretudo, com a perceção das exigências do mercado de trabalho, com a perspetiva de mais e melhores oportunidades e, melhoria da qualidade de vida, através da procura de ofertas de formação, de nível superior, para dar continuidade à formação do Ensino Secundário. A falta de divulgação adequada sobre as ofertas de prosseguimento dos estudos para os estudantes do Ensino Profissional constituiu um dado referenciado ao longo da Investigação; - Title: Academic pathways of students from vocational schools: A study at the University of Évora. Abstract: This descriptive-interpretive study emerges from the interest in deepening the academic pathways of students from Vocational Education get into Higher Education institutions. The study was carried out at the University of Évora with the participation of 20 students from Vocational Schools who entered a degree course in the academic year 2020/2021. To answer the starting question, “What academic pathways do students from professional schools at the University of Évora take, given the differences in training and access to Higher Education?”, three objectives were outlined: 1. Identifying students who entered the University of Évora from vocational schools, in the academic year 2020/2021 (1st year of the course); 2. Characterizing the students who entered the University of Évora, regarding their academic pathways in Secondary Education; 3. Analysing the path of students from vocational schools who entered Évora University during the 2020/2021 school year. Due to the nature of the study, a predominantly qualitative approach was chosen, with the application of online questionnaires to identify the target group and, subsequently, to conduct semi-structured interviews. With the investigation, we realized that students from vocational schools do not feel prepared to continue their studies due to the lack of basis and preparation for access to Higher Education, claiming that Vocational Education has as its main objective to prepare students for the job market, and not to continue their studies. The fact that these students continue their studies has to do, above all, with the perception of the demands of the labour market, with the perspective of more and better opportunities and, improvement life quality, through the search for training offers, at a higher level, to give continue their previous studies in Secondary Education. The lack of appropriate disclosure about the offers to continue studies for students from Vocational Education is one of the data mentioned throughout the Investigation.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36615
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Susana_Pelucio_Pimenta.pdf3.73 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois