Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36561

Title: Atitudes em Ciência(s) - Contributos para o estudo da sua estrutura e relevância no rendimento escolar de alunos do ensino básico
Authors: Vília, Paulo Nuno Ribeiro de Carvalho Valério
Advisors: Candeias, Adelinda Maria Araújo
Keywords: Atitudes face à ciência
Rendimento académico
Capacidades de raciocínio
Físico-química
Ensino básico
Attitudes towards science
Academic achievement
Reasoning skills
Physics-chemistry
Basic education
Issue Date: 15-Sep-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A educação em ciências desempenha um papel social fundamental não só ao dotar os alunos dos conhecimentos e competências necessários para participarem como cidadãos conscientes e informados nas decisões de cariz científico-tecnológico cada vez mais importantes na sociedade atual, como motivando-os para continuarem a estudar ciências e a seguir carreiras científicas e tecnológicas indispensáveis para o desenvolvimento da sociedade. A importância das atitudes e outros construtos do domínio afetivo da educação é reconhecida desde há muito. Neste estudo partimos, destes pressupostos e da constatação da falta de estudos nesta área em Portugal estabelecemos como objetivo geral “Avaliar a capacidade preditiva de variáveis atitudinais no rendimento escolar de alunos do ensino básico nas disciplinas da área das Ciências Naturais.”. O estudo, que se encontra organizado sob a forma de artigos científicos, pretendeu assim analisar a validade de construto da escala de atitudes face à Físico-química em alunos do ensino básico, caraterizar os efeitos preditores das atitudes dos alunos no rendimento escolar e ainda avaliar a existência de diferenças de género nessas mesmas atitudes. Reconhecendo também a natureza multivariada do rendimento escolar incluímos nos estudos correlacionais e preditivos variáveis de tipo cognitivo – o raciocínio medido pela Bateria de Provas de Raciocínio (Almeida & Lemos, 2006). Os resultados obtidos permitiram estabelecer um modelo fatorial para as atitudes composto por quatro fatores: prazer na aprendizagem, ansiedade, competência e utilidade. Estes fatores demostraram, embora não de forma homogénea entre eles, estar correlacionados e apresentar capacidade preditiva para explicar de forma significativa o rendimento escolar dos alunos. Foram também encontradas diferenças de género favorecendo os rapazes nos fatores prazer na aprendizagem e competência. As possíveis explicações e implicações práticas destes resultados foram discutidas. Fazem-se ainda algumas sugestões sobre a importância de se considerarem as variáveis afetivas na educação em ciências no ensino básico; - Attitudes towards Science(s) - Contributions to the study of its structure and relevance in the school achievement of basic education students Abstract: Science education plays a fundamental social role not only by providing students with the knowledge and skills necessary to participate as conscious and informed citizens in the scientific-technological decisions increasingly critical in today's society but also by motivating them to continue studying sciences and to pursue scientific and technological careers indispensable for the development of society. The importance of attitudes and other constructs in the affective domain of education has long been recognized. In this study, we start from these assumptions and the lack of studies in this area in Portugal and establish as a general objective "Evaluate the predictive capacity of attitudinal variables in the school performance of basic education students in subjects in the area of Natural Sciences". The study, which is organized in the form of scientific articles, thus aimed to analyze the construct validity of the scale of attitudes towards Physical Chemistry in elementary school students, to characterize the predictive effects of students' attitudes on school performance and also to assess the existence of gender differences in these same attitudes. Also, recognizing the multivariate nature of school performance, we included cognitive variables– reasoning measured by the Reasoning Test Battery (Almeida & Lemos, 2006) in the correlational and predictive studies. The results allowed us to establish a factorial model for attitudes composed of four factors: pleasure in learning, anxiety, competence, and usefulness. These factors have shown, although not homogeneously between them, to be correlated and have a predictive ability to significantly explain students' academic performance. Gender differences were also found favoring boys in the factors pleasure in learning and competence. Possible explanations and practical implications of these results were discussed. Some suggestions are also made about the importance of considering affective variables in science education in middle school.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36561
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Paulo_Nuno_Ribeiro_de_Carvalho_Valerio_Vilia.pdf3.94 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois