Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36553

Title: Ser professor no contexto de turmas "Superlotadas": o caso de uma escola secundária básica em Água Grande STP
Authors: Costa, Angélica Severina Lima
Advisors: Favinha, Marília Evangelina Sota
Keywords: Gestão da sala de aula
Turmas superlotadas
Ensino-aprendizagem
Classroom management
Overcrowded classes
Teaching-learning
Issue Date: 29-Nov-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O fenómeno das turmas grandes, ou seja, turmas com excesso de alunos, particularmente, no ensino básico, tende a ser uma grande preocupação nos países em desenvolvimento, como é o caso de São Tomé e Príncipe. Essa situação é verificada, sobretudo, nas escolas situadas nas cidades dos diferentes distritos do país, com grande destaque para cidade de São Tomé. Uma vez que muitos Pais e Encarregados de Educação preferem matricular os seus educandos nessas escolas como forma de facilitar a deslocação e a proximidade com os seus locais de trabalho e também por se verificar que algumas escolas não apresentam condições técnicas, físicas nem recursos humanos para oferecer o ensino de qualidade aos seus educandos. Outras causas das turmas superlotadas relacionam-se com a retenção dos alunos, a taxa de natalidade muito elevada, falta de escolas em algumas localidades, falta de salas de aulas em muitas escolas, tanto na capital, como nas zonas rurais. Conquanto, apesar das limitações económicas e financeiras, o país tem conseguido construir mais escolas, mais salas de aulas e contratar mais professores para mitigar esses problemas. Este esforço, não só atende aquela preocupação com turmas superlotadas, como também, enquadra-se no âmbito da política do Ministério da Educação que é incluir no Sistema Educativo todas as crianças em idade escolar (6-14 anos). Fase ao exposto, a nossa pesquisa debruçou-se sobre o processo de ensino-aprendizagem no contexto de turmas superlotadas, 2º ciclo Básico (5ª e 6ª classes), visando compreender o modo como se processa a gestão da aula em turmas superlotadas, numa escola secundária básica de São Tomé e Príncipe. Ao desenvolvermos a nossa investigação abordamos as temáticas relacionadas com a gestão de sala de aula, da sociabilidade na sala de aula, do espaço físico e do tempo da aula, nas condições proporcionadas por turmas superlotadas. No que diz respeito a metodologia de investigação, tendo em conta os nossos objectivos gerais e específicos, optamos pela abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por questionário, tendo como paradigma de investigação o estudo de caso, com cariz descritivo e interpretativo; - Being a Teacher in the Context of "Overcrowded" Classes: The Case of a Basic Secondary School in Água Grande STP ABSTRACT: The phenomenon of large classes, that is, classes with an excess of students, particularly in basic education, it tends to be a major concern in developing countries. development, as is the case of São Tomé and Príncipe. This situation is verified, above all, in schools located in cities in different districts of the country, with a large highlighting the city of São Tomé. Since many parents and guardians prefer to enroll their students in these schools as a way of facilitating travel and proximity to their workplaces and also by checking that. This or that school does not have the technical, physical or human resources to offer quality education to its students. Other causes of classes overcrowding are related to student retention, the very high birth rate high, lack of schools in some localities, lack of classrooms in many schools, both in the capital and in rural areas. Although, despite economic and financial limitations, the country has managed build more schools, more classrooms and hire more teachers to mitigate these problems. This effort not only addresses concerns about overcrowded classes, but also falls within the scope of the Ministry of Education's policy, which is to include all school-age children (6-14 years old) in the Education System. In light of the above, our research focused on the teaching process learning in the context of overcrowded classes, 2nd Basic cycle (5th and 6th classes), aiming to understand how class management is handled in overcrowded classes in a basic secondary school in São Tomé and Príncipe. As we develop our research we address topics related to classroom management, sociability in the classroom, the physical space and time of the class, under the conditions caused by overcrowded classes. With regard to research methodology, taking into account our general and specific objectives, we opted for a quantitative approach, using the questionnaire survey, using the case study as the research paradigm, with descriptive and interpretative nature.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36553
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ciencias_da_Educacao_Administracao_Regulacao_e_Politicas_Educativas-Angelica_Severina_Lima_Costa.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois