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http://hdl.handle.net/10174/36461
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Title: | Preparação para o parto e parentalidade: construção da confiança parental |
Authors: | Ildefonso, Helena Alexandra da Silva |
Advisors: | Frias, Ana Maria Aguiar |
Keywords: | Educação pré-natal Enfermeiras parteiras Empoderamento Parentalidade Parto Antenatal classes Midwives Empowerment Parenthood Childbirth |
Issue Date: | 22-Jan-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Introdução: Este Relatório insere-se no âmbito do Estágio de Natureza Profissional, do Curso
de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica – Universidade de Évora e visa
a aquisição de competências teórico práticas adquiridas em vários contextos clínicos.
Objetivos: Descrever de uma forma crítica, objetiva e enquadrada as atividades
desenvolvidas nas várias instituições que lhe permitiram a aquisição/ desenvolvimento de
competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde
Materna e Obstétrica; Aprofundar conhecimentos sobre a relação entre a aquisição de
saberes aquando da preparação para o parto e as competências parentais adquiridas.
Metodologia: Supervisão clínica, revisão da literatura, reflexão sobre as experiências vividas
através da observação/recolha de informação. Resultados: Adquiridas competências
comuns e especificas do EEESMO. Verificou-se que a preparação para o parto desenvolve
competências teórico-práticas na mulher/pessoa significativa, capacitando-os para lidarem
com este período singular. Conclusão: Foram atingidos os objetivos definidos e adquiridas
as competências exigidas; - Birth Preparation and Parenting: Building Parental Trust
ABSTRACT:
Introduction: This Report is part of the Professional Internship, of the Master's Course in
Maternal Health and Obstetric Nursing – University of Évora and aims to acquire theoretical
and practical skills acquired in various clinical contexts. Objectives: Describe in a critical,
objective and framed way the activities carried out in the various institutions that allowed the
acquisition/development of common and specific skills of the Specialist Nurse in Maternal
Health and Obstetric Nursing; Deepen knowledge about the relationship between the
acquisition of knowledge when preparing for childbirth and the parental skills acquired.
Methodology: Clinical supervision, literature review, reflection on lived experiences through
observation/collection of information. Results: Acquired common and specific EEESMO skills.
It was found that preparing for childbirth develops theoretical-practical skills in the
woman/significant other, enabling them to deal with this unique period. Conclusion: The
defined objectives were achieved and the required skills were acquired. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36461 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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