Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36449

Title: “Casa das Penhas Douradas”: um caso de desenvolvimento turístico sustentável num contexto de empreendedorismo e inovação
Authors: Dantas, José
Valente, Fernando
Brito, Mónica
Keywords: Desenvolvimento turístico
Empreendedorismo
Inovação
Turismo sustentável
Issue Date: 2013
Publisher: APDR
Citation: Dantas, J.; Valente, F. & Brito, M. (2013). “Casa das Penhas Douradas”: um caso de desenvolvimento turístico sustentável num contexto de empreendedorismo e inovação. In Livro de Atas do 19.º Congresso da APDR - Place-Based Policies and Economic Recovery (1025-1045). Andra do Heroísmo: APDR. ISBN 978­989­96353­8­8.
Abstract: O desenvolvimento territorial assente numa estratégia multissectorial revela‐se crescentemente um via para a sustentabilidade. Emerge um novo paradigma nas práticas turísticas, em que o consumo massificado tem progressivamente dado lugar a uma procura de experiências exclusivas e diferenciadas e que tem estimulado a inovação nos produtos turísticos, assistindo‐se a uma “produtização” de recursos que convencionalmente não eram turísticos e a uma complementaridade entre sectores, constituindo as práticas de uns a matéria‐prima para o desenvolvimento de outros. Este processo pressupõe um maior envolvimento das comunidades anfitriãs, que diminui a sua resistência, aumenta a qualidade da experiência turística e, em última instância, contribui para a competitividade do território, configurando experiências bem‐sucedidas de turismo sustentável. A sua operacionalização implica o envolvimento de stakeholders públicos e privados, numa abordagem em que o empreendedorismo e a inovação assumem um protagonismo crescente, norteado pela premissa de que uma unidade territorial deve constituir simultaneamente um espaço para viver, para trabalhar e para visitar, numa relação equilibrada que privilegie o ambiente e os recursos naturais. A realidade evidencia que é possível caminhar no sentido deste equilíbrio. Com efeito, o caso “Casa das Penhas Douradas” gira, todo ele, em torno dos conceitos de revitalização e complementaridade: um hotel de charme, que surge no local em que no século XIX existira uma unidade hoteleira e vem dar nova vida à antiga estância de montanha e duas marcas que surgem sob a sua insígnia: a Penhas Douradas Factory e a Penhas Douradas Food. A primeira visou a revitalização do burel e implicou a reabilitação de uma fábrica abandonada, que integrará uma área museológica e a vertente de turismo industrial, complementares ao hotel. A Penhas Douradas Food potencia recursos locais sem valor económico significativo para fabricar produtos destinados ao segmento gourmet.
URI: http://apdr.pt/data/documents/Proceedings_19_congress_1.pdf
http://hdl.handle.net/10174/36449
Type: bookPart
Appears in Collections:SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Atas_19_congresso_APDR_1035_1045.pdf39.62 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois