Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/36304

Title: A transmutação da bifana de Vendas Novas da cultura popular para a arte contemporânea
Authors: Santos, Francisco Damasceno dos
Advisors: Filipe Rocha da Silva, Filipe Rocha da Silva
Andrade, Pedro José Alves Portugal de
Keywords: Cultura Popular
Alegoria
Arte Contemporânea
Humor
Bifana
Popular Culture
Allegory
Contemporary Art
Humour
Bifana
Issue Date: 18-Jan-2024
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Atualmente associa-se a bifana, o vulgar bife de porco, a uma marca regional. É para a cidade de Vendas Novas um símbolo promocional deveras incontornável. No entanto, encontra-se presa a um ciclo instantâneo de produção massiva, resultando na perda da sua qualidade. Reduzida à mera categorização de produto alimentar, a sua imagem oferece alguma relutância contra o sistema consumidor e capitalista que a tem acompanhado até à atualidade. Apesar do seu desmedido sucesso, a bifana de Vendas Novas foi colocada sob os alicerces da contaminação cultural e de uma evidente desmoralização institucional. Descortinado o ponto de uma possível transversalidade, pretendo explorá-la alegoricamente, de forma ampla e intuitiva, saturando-a por via da repetição e da diferença, da dimensão e da materialidade, cultivando um pensamento fruitivo e conceptualmente satírico, capaz de a sintetizar no mundo da arte contemporânea; The Vendas Novas bifana’s transmutation from popular culture to contemporary art - Abstract: Bifana, the common pork steak, is now associated with a regional brand. It is an essential promotional symbol for the city of Vendas Novas. However, it is trapped in an instant cycle of mass production, resulting in a loss of quality. Reduced to the mere categorization of a food product, its image offers some reluctance against the consumer and capitalist system that has accompanied it to this day. Despite its unbridled success, the Vendas Novas bifana has been placed under the foundations of cultural contamination and obvious institutional demoralization. Having uncovered the point of a possible transversality, I intend to explore it allegorically, in a broad and intuitive way, saturating it through repetition and difference, dimension and materiality, cultivating a fruitful and conceptually satirical thought, capable of synthesizing it in the world of contemporary art.
URI: http://hdl.handle.net/10174/36304
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Praticas_Artisticas_em_Artes_Visuais-Francisco_Damasceno_dos_Santos.pdf5.24 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois