|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/36282
|
Title: | Non, ou a vã glória de filmar. História e património cinematográfico no contexto colonial português (1897-1975) |
Authors: | Ramos, Alexandre Luís Dionísio |
Advisors: | Matos, Ana Cardoso de Duarte, Eduardo Martins, Paulo Miguel |
Keywords: | Cinema Colonial Colonialismo Património História do Cinema Portugal Colonial films Colonialism Cultural Heritage History of Cinema Portugal |
Issue Date: | 15-Jan-2024 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente tese explora a temática do cinema colonial português realizado
entre 1897 e 1975, procurando clarificar o seu valor como bem cultural e fonte de
informação historiográfica. Foram analisados, igualmente, os métodos utilizados na
valorização deste tipo de património, assim como os desafios inerentes à sua
conservação.
Tendo como quadro de fundo a análise da bibliografia sobre a temática
desenvolvida nesta tese, a metodologia do presente trabalho consistiu, por um lado,
na recolha de testemunhos orais dos próprios cineastas, colaboradores mais próximos
e alguns descendentes diretos. Por outro lado, foram analisados múltiplos
depoimentos pessoais que ficaram documentados na imprensa da altura, bem como
entrevistas de fundo. Além disso, efetuamos uma inventariação e contextualização
dos filmes produzidos sobre as colónias portuguesas recorrendo a várias fontes e
arquivos nacionais e internacionais. Constituímos, assim, uma amostra de filmes de
forma a analisar os conteúdos e as forma de realização do cinema colonial português.
A presente tese permite-nos, entre outras conclusões, verificar a existência de
um maior volume de filmografia acerca das colónias portuguesas do que aquele que
normalmente tem sido apresentado pela historiografia e concluir que uma parte
considerável destes trabalhos não foi realizada ao serviço da propaganda do Estado
Novo, mas que, pelo contrário, partiu de iniciativas privadas. Simultaneamente, foi
possível constatar o seu valor como fonte para o estudo de outros aspetos (e.g., fauna,
flora, arquitetura, economia) além das temáticas da censura e propaganda.
Por último, esta tese apresenta, ainda, a análise histórica e a inventariação das
produções cinematográficas realizadas em todas as colónias portuguesas – desde o
período da monarquia até ao final do colonialismo português – e uma estratégia
coerente e sustentável para a valorização da filmografia colonial portuguesa como um
bem patrimonial; - Non, ou a Vã Glória de Filmar. History and cinematographic
heritage in the Portuguese colonial context (1897-1975)
ABSTRACT:
This thesis seeks to clarify the value of the Portuguese colonial cinema as a
cultural heritage and a source of historiographical information, by exploring the subject
of Portuguese colonial cinema produced between 1897 and 1975. It also analyses the
methods used to valorise this type of heritage as well as the challenges involved in its
preservation.
The methodology of this work consisted, on the one hand, in collecting oral
testimonies from the filmmakers themselves, close collaborators and some direct
descendants, based on the analysis of the bibliography on the subject developed in
this thesis. On the other hand, several personal statements documented in the press
of the time were analysed, as well as background interviews. We also carried out an
inventory and contextualisation of the films produced about the Portuguese colonies,
using various national and international sources and archives. In this way, we have
created a sample of films to analyse the content and the forms of Portuguese colonial
cinema.
Among other things, this work allows us to verify the existence of a greater
volume of filmography on the Portuguese colonies than that usually presented by
historiography, and to conclude that a considerable part of this work was not produced
to serve the propaganda of the New State, but, on the contrary, came from private
initiatives. At the same time, its value as a source for the study of other aspects (e.g.
fauna, flora, architecture, economy) beyond censorship and propaganda has been
demonstrated.
Finally, the thesis presents a historical analysis and inventory of film productions
made in all Portuguese colonies, from the period of the monarchy to the end of
Portuguese colonialism. It also presents a coherent and sustainable strategy for the
valorisation of Portuguese colonial filmography as a cultural heritage. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36282 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|