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http://hdl.handle.net/10174/36109
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Title: | Prática psicomotora em contexto hospitalar: integração no Serviço de Pedopsiquiatria |
Authors: | Andrade, Laura Marina Portela |
Advisors: | Almeida, Gabriela Santos, Maria da Graça Duarte da Silva |
Keywords: | Psicomotricidade Hospital de Dia Pedopsiquiatria Infância Adolescência Psicopatologia Psychomotricity Day Hospital Pedopsychiatry Infancy Adolescence Psychopathology |
Issue Date: | 5-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A intervenção psicomotora, no contexto de saúde mental infanto-juvenil, é valorizada
pela sua abordagem corporal, que envolve o movimento e a psique, e compreende a linguagem
tónico-emocional. Esta prática possibilita a vivência de experiências num ambiente seguro,
favorece a simbolização e atribuição de significados, e incentiva o estabelecimento de relações,
com o próprio e com o outro. O presente documento tem como foco a descrição das práticas
dinamizadas no estágio curricular em contexto hospitalar, num serviço de pedopsiquiatria. Os
objetivos centram-se no enquadramento teórico da prática psicomotora, na descrição das
atividades realizadas e na análise detalhada de dois estudos de caso, um em contexto individual e
outro em grupo. Em ambos os casos acompanhados, foram observadas melhorias, que permitiram
realçar a importância do psicomotricista numa equipa multidisciplinar. No final do relatório, é
apresentada uma reflexão sobre a experiência de estágio, a nível pessoal e profissional; Abstract:
“Psychomotor Practice in a Hospital Context: Integration into the Pedopsychiatry
Service”
In the context of child and adolescent mental health, psychomotor intervention is valued
for its bodily approach, which involves movement and the psyche, and it understands tonicemotional
language. This practice makes it possible to live experiences in a safe environment,
favouring symbolization and attribution of meaning and encouraging the establishment of
relationships with oneself and others. This document describes the practices promoted during the
curricular internship in a hospital context, in a pedopsychiatry service. The objectives are centred
on the theoretical framework of psychomotor practice, the description of the activities carried out
and the detailed analysis of two case studies, one in an individual context and the other in a group.
In both cases presented, improvements were observed, highlighting the importance of the
psychomotricist in a multidisciplinary team. At the end of the report, a reflection is presented on
the internship experience on a personal and professional level. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36109 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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