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http://hdl.handle.net/10174/36107
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Title: | A prática psicomotora na criança e na pessoa idosa – reflexões da transversalidade e interdisciplinaridade da psicomotricidade |
Authors: | Costa, Maria Inês Mariano da |
Advisors: | Almeida, Gabriela Morais, Ana Isabel Rodrigues |
Keywords: | Práxis Infância População idosa Prática Psicomotora Praxis Infancy Elderly population Psychomotor Practice |
Issue Date: | 5-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A psicomotricidade é uma prática transversal que se apoia em diferentes saberes interdisciplinares
e que se destina a uma vasta faixa etária, desde crianças a pessoas idosas. Assim, em contexto de
estágio, foi realizada uma intervenção com a população infantil, em contexto de jardim-de infância, e com a população idosa, em contexto de Estrutura Residencial para a População Idosa.
O presente documento tem como objetivo a descrição das práticas dinamizadas no estágio
curricular, em dois estudos de caso: uma criança com Perturbação do Desenvolvimento da
Coordenação e da Relação e Comunicação e uma pessoa idosa com suspeita de Demência de
Corpos de Lewy. Foram ainda realizadas intervenções individuais, a duas crianças e dois idosos,
e intervenções em grupo, também em ambos os contextos. A intervenção realizada com a pessoa
idosa teve ganhos ligeiros na componente cognitiva. Já o estudo de caso da criança demonstrou
marcadas evoluções na componente socioemocional, cognitiva e psicomotora; - Abstract:
“Psychomotor practice in children and elderly people – reflections on the transversality and
interdisciplinarity of Psychomotricity”
Psychomotricity is a transversal practice based on different interdisciplinary knowledge and is
aimed at a wide age range, from children to older people. Thus, in the context of an internship, an
intervention was carried out with the child population in a kindergarten context and with the
elderly population in the context of a Residential Structure for the Elderly Population. This
document describes the practices promoted in the curricular internship in two case studies: a child
with Developmental Coordination Disorder and Relationship and Communication Disorder and
an older person with suspected Lewy Body Dementia. Individual interventions were also carried
out for two children and two older adults, and group interventions were also in both contexts. The
intervention carried out with the older adult had slight gains in the cognitive component. The child
demonstrated socio-emotional, cognitive, and psychomotor improvements |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/36107 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
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