Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35949

Title: Adaptação e validação de um instrumento de capital psicológico positivo numa amostra de trabalhadores portugueses
Authors: Viseu, João
Encarnação, Tiago
Conceição, Andreia
Borralho, Liberata
Jesus, Saúl Neves
Keywords: capital psicológico positivo
fidelidade
trabalhadores
validade
Issue Date: May-2023
Publisher: Universidade do Algarve
Citation: Viseu, J., Encarnação, T., Conceição, A., Borralho, L., & Jesus, S. N. (2023, maio). Adaptação e validação de um instrumento para avaliar o capital psicológico positivo numa amostra de trabalhadores portugueses. 11.º Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica. Universidade do Algarve, Faro, Portugal.
Abstract: Introdução: As organizações modernas enfrentam inúmeros desafios, especialmente devido à deterioração das condições psicossociais de trabalho e ao surgimento de novas formas de trabalhar. Logo, uma organização que deseje criar vantagens competitivas e distintivas deve apostar no desenvolvimento dos recursos psicológicos, e.g., capital psicológico positivo (PsyCap), dos seus membros. Objetivos: Este estudo procurou contribuir para a adaptação e validação de uma medida de PsyCap, o questionário Optimismo, Resiliencia, Esperaranza y Autoeficacia (OREA), para uma amostra de trabalhadores portugueses, dado que as medidas existentes para avaliar este constructo apresentam limitações psicométricas (e.g., ao nível da fiabilidade). Método: Foi recolhida uma amostra de 983 trabalhadores, que foi dividida em duas subamostras, uma com 476 respondentes (73.3% do sexo feminino e com uma idade média de aproximadamente 42 anos) e outra com 507 participantes (68.9% do sexo feminino e com uma idade média de aproximadamente 40 anos). Os dados obtidos possibilitaram a realização de uma análise fatorial confirmatória, bem como serviram para testar a validade (fatorial, convergente, discriminante e de critério) e a fiabilidade do OREA. Resultados: Os resultados obtidos demonstraram que o PsyCap é melhor conceptualizado através de uma estrutura unifatorial. Registou-se a existência de validade fatorial (cargas fatoriais padronizadas dos itens superiores a .50 e estatisticamente significativas) e discriminante (valor de Average Variance Extracted superior aos valores do coeficiente de correlação ao quadrado). No entanto, o valor obtido para a validade convergente foi marginalmente inferior ao valor de corte definido pela literatura. Ao nível da fiabilidade, registaram-se valores superiores a .70 para os coeficientes alfa de Cronbach e Composite Reliability (CR). Por último, observou-se que o PsyCap se correlacionou de forma positiva com o job crafting, o engagement no trabalho, a satisfação no trabalho e a performance laboral, e de modo negativo com as exigências emocionais, a telepressão no trabalho e a exaustão emocional. Discussão/Conclusão: O OREA surge como um instrumento adequado para aferir o PsyCap em trabalhadores portugueses, sendo uma ferramenta útil para o desenvolvimento dos recursos psicológicos positivos. Além disso, à semelhança do que é referido na literatura, este conceito associou-se de forma positiva com as atitudes e os comportamentos laborais desejáveis (e.g., satisfação no trabalho, job crafting e engagement no trabalho), bem como com a performance laboral, e de forma negativa com as atitudes e os comportamentos laborais indesejáveis (e.g., exigências emocionais, telepressão no trabalho e exaustão emocional). Estudos futuros devem debruçar-se sobre a validade convergente desta medida.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35949
Type: lecture
Appears in Collections:CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
OREA_Presentation_AIDAP_2023.pdf529.33 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois