Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35937

Title: Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses
Authors: Borralho, Liberata
Jesus, Saúl Neves
Candeias, Adelinda
Viseu, João
Keywords: Saúde organizacional
escola
bem-estar profissional
saúde docente
Issue Date: May-2023
Publisher: Universidade do Algarve
Citation: Borralho, L., Jesus, S. N., Candeias, A., & Viseu, J. (2023, maio). Avaliação da saúde da organização escolar: Perceções dos professores portugueses. 11.º Congresso Iberoamericano de Avaliação Psicológica. Universidade do Algarve, Faro, Portugal.
Abstract: A saúde organizacional em contexto escolar advém da forma como a escola funciona e de como esse funcionamento influencia a saúde e o bem-estar dos professores e, consequentemente, a qualidade do ensino. Este estudo pretendeu avaliar a saúde da organização escolar através da Escala de Perceção da Saúde Organizacional, numa amostra de 12104 professores portugueses dos ensinos básico e secundário. Os resultados das análises fatoriais exploratória e confirmatória suportam uma estrutura duplo-fatorial (integração de pessoas e equipas; flexibilidade e adaptabilidade a exigências externas) de 24 itens, com bons indicadores de qualidade do modelo de dois fatores correlacionados (modelo 1). Os resultados indicaram que os professores do ensino público, 3º ciclo/secundário, género feminino, com mais de 50 anos e 21 ou mais anos de serviço, são os que percecionam piores níveis de saúde organizacional, nomeadamente no que se refere à integração de pessoas e equipas. A análise de clusters forneceu uma solução de três grupos: saúde organizacional alta, média e baixa, caracterizados em função das variáveis sociodemográficas e profissionais. A regressão linear múltipla permitiu identificar o bem-estar profissional como o preditor mais significativo da saúde organizacional. São discutidos os resultados e suas implicações na organização escolar, bem como são fornecidas diretrizes para futuros programas de intervenção e investigação.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35937
Type: lecture
Appears in Collections:CIEP - Comunicações - Em Congressos Científicos Internacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Apresentação_AIDAP_2023_Liberata.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois