Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35925
|
| Title: | Fluência de leitura na transição do 3.º para o 4.º ano |
| Authors: | Marçalo, Maria-João Santos Ramos, Maria Helena Balaus Custódio, Pedro |
| Editors: | Sadio Ramos, J. |
| Keywords: | Leitura, língua, educação ensino básico |
| Issue Date: | 9-Jun-2020 |
| Publisher: | Editorial Universidad de Granada |
| Abstract: | Este estudo foi desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Paião que fica no concelho da Figueira da Foz.
Este trabalho resultou da monitorização da fluência da leitura realizada a três grupos de alunos que foram avaliados no 3.º e 4.º ano de escolaridade.
A avaliação da fluência foi efetuada através de textos não conhecidos do aluno. A leitura foi realizada individualmente com cada criança e cronometrado o tempo de leitura. Durante a leitura assinalámos os erros cometidos.
Podemos dizer que, a nível da precisão os alunos estão a ler de forma adequada. Observamos ligeiros progressos do 3.º para o 4.º ano e concluímos que só depois de a criança automatizar a palavra e ler com precisão pode desenvolver a dimensão da expressividade e velocidade.
Confirmamos que a evolução destas dimensões da fluência do 3.º para o 4.º ano é significativa. |
| URI: | https://revistaseug.ugr.es/index.php/dedica/article/view/11352 http://hdl.handle.net/10174/35925 |
| Type: | article |
| Appears in Collections: | CEL - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|