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http://hdl.handle.net/10174/35759
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Title: | Estudo linguístico do verbo SER no discurso publicitário turístico |
Authors: | Espadeiro, Helena Sofia Garrido |
Advisors: | Fonseca, Maria do Céu |
Keywords: | Verbo SER Linguística Cognitiva Semântica Sintaxe Discurso Publicitário Turístico Metáforas e metonímias conceptuais Polissemia Verb SER Cognitive Linguistics Semantics Syntax Tourist Advertising Discourse Metaphors and conceptual metonymies Polysemy |
Issue Date: | 8-May-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A presente investigação propõe entender a conexão existente entre vários
domínios da realidade. Trata-se de uma tese que resulta do cruzamento de três áreas
disciplinares – Linguística Cognitiva, Discurso Publicitário Turístico e os estudos
gramaticográficos do verbo SER – com vista ao mapeamento das relações que desta
tríade decorrem, incidindo especificamente na análise de um conjunto de 502
enunciados que compõem um corpus linguístico informatizado.
Deste modo, problematiza-se a centralidade dos usos do verbo SER no Discurso
Publicitário Turístico em Português de Portugal. São analisadas as vertentes sintática e
semântica que, dentro das áreas atrás mencionadas, se dão a conhecer enquanto
manifestações linguísticas criativas. Assim, ao nível sintático, oferecem especial
interesse as distintas configurações dos enunciados possíveis, mediante uma análise que
inclui uma abordagem cognitiva da língua. No nível semântico, identificam-se os
valores atinentes a cada padrão sintático, atendendo às devidas especificidades que cada
um encerra. Nas formas discursivas em análise, em cuja composição estão plasmados
elementos multimodais, ressaltam exemplos significativos em que SER ocorre como um
verbo que detém uma dimensão multifacetada;
- A Study of the verb SER in Tourist Advertising Discourse
ABSTRACT:
This research aims at understanding the connection between various domains of
reality. It is a thesis that results from the crossing of three areas – Cognitive Linguistics,
Tourism Advertising Discourse, and the grammatographic studies of the verb SER –
with the purpose of mapping the relations arising from this triad, focusing on the
analysis of a set of 502 utterances that make up a computerized linguistic corpus.
In this sense, we problematize the uses of the verb SER in the Tourism
Advertising Discourse in current Portuguese from Portugal. The syntactic and semantic
aspects are analysed within this theoretical framework, which are revealed as creative
linguistic manifestations. Thus, at the syntactic level, the different configurations of the
possible utterances are of special interest, through an analysis that includes a cognitive
approach of language. At the semantic level, the values related to each syntactic pattern
are identified, considering the specificities of each one. In the discursive forms under
analysis, in whose composition multimodal elements are embedded, significant
examples stand out where SER occurs as a verb that holds a multifaceted dimension |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35759 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
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