Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35753

Title: A formação do cânone da literatura angolana: uma proposta para o ensino secundário
Authors: Rodrigues, Sérgio de Carvalho
Advisors: Esteves, Elisa Rosa Pisco Nunes
Kandingi, Luís Domingos Francisco e Kandjimbo de
Keywords: Cânone
Literatura
Oratura
Angola
Ensino Secundário
Canon
Literature
Orature
Angola
Secondary Education
Issue Date: 22-Mar-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Em Angola, a educação tem revelado dificuldades diversas na criação do gosto pela leitura de obras literárias, bem como no seu ensino, ao longo de muitos anos. Uma realidade pouco confortável se apresenta, pois os alunos têm revelado pouca apetência para a aprendizagem da literatura. Assim, consideramos a relevância de analisar a formação do cânone da literatura angolana no Ensino Secundário. Esta tese, na sequência de uma abordagem de investigação-ação, apresenta uma análise exaustiva de programas e manuais de Língua Portuguesa e de Literatura do referido nível de ensino, no que concerne ao lugar da literatura angolana, tendo em conta os ideais e as práticas a ela associadas. Neste sentido, partimos da língua como porta para o conhecimento da literatura nacional, para, em seguida, entrar no contexto problemático da aprendizagem da literatura em Angola, com um olhar atento no processo de ensino-aprendizagem da literatura angolana, o que nos levou a enquadrar e operar conceitos teóricos relativos ao cânone literário, sem perder de vista aspetos históricos que favoreçam o entendimento do cânone da literatura nacional. Tal perspetiva levou a uma seção sobre o movimento das obras das margens ao centro e o que seria o cânone da literatura angolana. Abordámos questões relacionadas com os aspetos didáticos e modelos de ensino da literatura nacional, no qual não perdemos de vista o entrelaçamento de dois momentos que dizem respeito à coexistência de dois sistemas de educação e ensino em Angola: um que antecede a colonização, assente na tradição oral de cada grupo étnico, e outro relacionado com a educação convencional adotada a partir do sistema colonial, assente na literatura. Sobre a análise referida, buscámos aferir o número de escritores e suas obras que aparecem nos programas e manuais, de modo a apresentar uma proposta, à luz de um ensino que se pretende centrado no aluno. Concluímos que o atual modelo de ensino da literatura angolana não se tem mostrado eficaz e o lugar desta, nos normativos, programas e manuais, não tem sido garantia suficiente na formação de bons leitores no Ensino Secundário, em Angola; - Abstract: The Formation of the Canon of Angolan Literature: A Proposal for Secondary Education In Angola, education has revealed several difficulties in creating the habit of reading literary works, as well as in teaching them, over many years. An uncomfortable reality presents itself, since students have shown little interest in learning literature. Thus, we consider the relevance of analyzing the formation of the canon of Angolan literature in Secondary Education. This thesis, following an action-research approach, presents an analysis of Portuguese Language and Literature programs and manuals at that level of education, regarding the place of Angolan literature and considering the ideals and practices associated with it. So, we started with language as a gateway to the knowledge of national literature, and then enter the problematic context of learning literature in Angola, with a close look at the teaching-learning process of Angolan literature, which led us to framing and operating theoretical concepts related to the literary canon, without forgetting historical aspects that favor the understanding of the canon of national literature. This perspective led to a section on the movement of works from the margins to the center and what would be the canon of Angolan literature. We addressed issues related to the didactic aspects and teaching models of national literature, in which we considered the intertwining of two moments that concern the coexistence of two education and teaching systems in Angola: one that precedes colonization, based on the oral tradition of each ethnic group, and another related to the conventional education adopted from the colonial system, based on the literature. On the aforementioned analysis, we sought to measure the number of writers and their works that appear in programs and manuals, in order to present a proposal, in the light of a teaching that is intended to be centered on the student. We conclude that the current model of teaching Angolan literature has not been effective and its place in regulations, programs and manuals has not been a sufficient guarantee in the formation of good readers in Secondary Education in Angola.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35753
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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