|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35648
|
Title: | Exposições museológicas: vitrines do clima no século XXI |
Authors: | Melo, Natália Nascimento e |
Advisors: | Nunes, Maria de Fátima Carvalho, Anabela Simões Casaleiro, Pedro |
Keywords: | Histórias das exposições Alterações climáticas Antropoceno Museologia History of exhibitions Climate change Anthropocene Museology |
Issue Date: | 25-Oct-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Nesta tese discutimos o papel dos museus como impulsionadores de um movimento de
consciência do Antropoceno e da emergência climática que agregue questões científicas,
sociais, emocionais e comportamentais. A partir da revisão de literatura e buscas
sistemáticas, construímos uma base de dados com trezentas e trinta e quatro exposições
sobre as alterações climáticas e o Antropoceno, identificadas como tendo origem entre 1992
e 2018, que serviu de base para analisar a expressão dos museus na comunicação das
alterações climáticas através da conceção de exposições. Refletimos sobre o papel social da
arte na comunicação sobre temas científicos emergentes, expressão de inquietudes
ecológicas e catalização de emoções, podendo ser complementar à ciência na promoção de
conhecimento e na construção de cidadanias ativas. O Antropoceno é discutido enquanto
conceito e momento histórico no qual se enquadra uma crescente consciência da
responsabilidade dos impactos humanos, negativos e positivos, sobre o planeta. Se por um
lado o posicionamento político dos países em relação às questões ambientais parece ter
influência na temporalidade e na forma de apresentação destas exposiçes as instituições
que as desenvolvem e acolhem foram também atores importantes na sua análise. A partir da
proposta de um conjunto de dimensões de análise de elementos artísticos e científicos
presentes em exposições, e utilizando como exemplos as exposições Comprender para
sobrevivir, el clima (Espanha, 2008) Antropoceno, la era del cambio global (Espanha, 2016) e
Eco-visionários: arte e arquitetura após o Antropoceno (Portugal, Espanha, Suécia e Suíça,
2018), debruçamo-nos sobre os atores institucionais e conteúdos expositivos, como forma de
refletir sobre novos caminhos de diálogo entre as ciências e as artes, os museus e as
comunidades; ABSTRACT:
Museum exhibitions: showcasing climate in the 21st century - In this thesis we discuss the role of museums as drivers of an awareness movement regarding
the Anthropocene and the climate emergency that aggregates scientific, social, emotional
and behavioural issues. Based on literature review and systematic searches, we built a
database of three hundred and thirty-four exhibitions on climate change and the
Anthropocene, which originated between 1992 and 2018. This database served as a basis to
analyse the expression of museums in communicating climate change through exhibitions.
We also reflect on the social role of art in communication concerning emerging scientific
Issues, expressing ecological concerns and catalysing emoticons, which could be
complementary to science methods in promoting knowledge and building active citizenship.
We debate the Anthropocene as a concept and a historical moment in which there is a
growing awareness of the responsibility of human impacts, negative and positive, on the
planet. If, on the one hand, the political positioning of countries in relation to environmental
issues seems to have an influence on the temporality and presentation form of these
exhibitions, the institutions that develop and host them were also important actors in their
analysis. Based on the proposal of a set of analysis dimensions of artistic and scientific
elements present in exhibitions, and using as examples the exhibitions Comprender para
sobrevivir, el clima (Espanha, 2008), Antropoceno, la era del cambio global (Espanha, 2016) e
Eco-visionários: arte e arquitetura após o Antropoceno (Portugal, Espanha, Suécia e Suíça,
2018) we focus on institutional actors and exhibition contents in order to reflect on new
paths of dialogue between sciences and arts, museums and communities. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35648 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|