Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35643

Title: Expressividade e diálogo intercultural na obra para piano de Oscar Lorenzo Fernândez: uma proposta interpretativa
Authors: Ramos, Ricardo Castelo Branco
Advisors: Telles, Ana
Keywords: Oscar Lorenzo Fernândez
Piano
Música brasileira
Expressividade musical
Tópicas
Oscar Lorenzo Fernândez
Piano
Brazilian music
Musical expressivity
Topics
Issue Date: 9-Oct-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A obra para piano de Oscar Lorenzo Fernândez (1897-1948) é rica em indicações de expressividade em suas partituras: indicações de agógica, articulação, dinâmica, entre outros. A partir disso, questionou-se a respeito das possíveis relações entre tais indicações e as referências culturais (tópicos) embutidas nas composições, como também essas relações com a estruturação formal dessas, visando a decisões interpretativas mais bem informadas. Para isso selecionamos obras representativas da fase nacionalista modernista do compositor (1929-1947): Três Estudos em forma de Sonatina (1929), Primeira Suite Brasileira para Piano (1936) e Sonata Breve (1947). Realizou-se uma contextualização histórica, estética e biográfica das obras e análises das partituras, seguida de análises de gravações selecionadas, a fim de melhor compreender como pianistas experientes lidam com a expressividade nessas obras. Com base nessas análises, formulamos considerações interpretativas, e corroboramos a hipótese levantada de que uma interpretação que segue minuciosamente as indicações expressivas do compositor tende a uma melhor assimilação das referências culturais incorporadas no texto musical, embora, por outro lado, tenha ficado claro que as diferentes camadas de expressividade (agógica, dinâmica, forma e tópicos), por vezes, possibilitem interpretações diversificadas da obra; - Expressivity e intercultural dialogue in the piano works of Oscar Lorenzo Fernândez: An interpretative proposal Abstract: The piano works of Oscar Lorenzo Fernândez (1897-1948) are rich in expression markings in their scores: agogics, articulations, dynamics, amongst others. Taking this into account, we asked about the possible relationships between such indications with the cultural references (topics) embedded in the compositions, as well as with their formal structuring, aiming at better informed interpretive decisions. For this we selected representative works of the modernist nationalist phase of the composer (1929-1947): Três Estudos em forma de Sonatina (1929), Primeira Suite Brasileira para Piano (1936) and Sonata Breve (1947). A historical, aesthetic, and biographical contextualization of the works and analysis of the scores were carried out, followed by analyzes of selected recordings, in order to better understand how experienced pianists deal with expressiveness in these works. Based on these analyses, we formulated a series of interpretive considerations, and we corroborated the hypothesis initially raised, namely, that an interpretation that meticulously follows the expressive markings of the composer leads, in general, to a better assimilation of the cultural references incorporated in the musical text. However, it also demonstrated that the different layers of expressiveness (agogic, dynamics, form and topics) sometimes allow diversified interpretations of the work.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35643
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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