Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35642

Title: Relatório de prática de ensino supervisionada realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: paradigmas da técnica da mão direita no ensino de guitarra
Authors: Mascarenhas, João Menano Vaz de
Advisors: Ivanovic, Dejan
Keywords: Guitarra
Ensino
Técnica
Mão direita
Didática
Guitar
Teaching
Technique
Right-hand
Didactics
Issue Date: 4-Oct-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Este relatório é referente à disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, sob orientação do Prof. Dr. Dejan Ivanović e do orientador cooperante Prof. Júlio Guerreiro. O trabalho possui duas partes, nas quais serão realizadas a contextualização do universo escolar e o relato da realização do estágio, incluindo a descrição das práticas pedagógicas adotadas ao longo deste (Parte A), e a investigação relacionada com a Prática de Ensino Supervisionada, relacionada com os paradigmas da mão direita: posição, ataque e digitação (Parte B). Nesta última secção (Parte B), serão exploradas várias vertentes deste assunto, como o posicionamento da mão direita, pontos de apoio, o ataque, coordenação, vários tipos de digitação e condicionantes para a perda de orientação, que se refletem numa interpretação insegura. Aqui proponho modelos de referência a adoptar para aumentar a funcionalidade e, consequentemente, melhorar a performance do aluno; Abstract: Report of Prática de Ensino Supervisionada held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional: Paradigms of Right Hand Technique in Guitar Teaching - This report refers to the discipline of Prática de Ensino Supervisionada, held at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, under the guidance of Prof. Dr. Dejan Ivanović and the cooperating advisor Prof. Júlio Guerreiro. The work has two parts in which a contextualisation of the school universe and the report of the internship will be carried out, including the description of the pedagogical practices adopted throughout (Part A), and the investigation related to the Prática de Ensino Supervisionada, related to the paradigms of the right hand: position, stroking and fingering (Part B). In this last section (Part B) we will explore several aspects of this subject such as the positioning of the right hand, points of support, attack, coordination, various types of finguering and conditioning for loss of orientation, reflected in an insecure interpretation. Here I propose what referential model to adopt to increase functionality and therefore improve student performance.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35642
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Musica-Joao_Menano_Vaz_de_Mascarenhas.pdf32.41 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois