Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35628

Title: Pedras, rios, rainhas, lendas e cataratas. A sociologia e o turismo em busca da memória e identidade na província de Malanje (Angola)
Authors: Costa, Rosalina Pisco
Marujo, Noémi
Keywords: Memória
Identidade
Turismo
Sociologia
Malanje
Angola
Issue Date: Aug-2023
Publisher: Lisbon International Press
Citation: COSTA, Rosalina Pisco, & Marujo, N. (2023). Prefácio – Pedras, rios, rainhas, lendas e cataratas. A sociologia e o turismo em busca da memória e identidade na província de Malanje (Angola). In S. Spínola, A construção sociocultural dos lugares turísticos. Memória e identidade na província de Malanje (Angola) (p. 5-11). Lisboa: Lisbon International Press. (ISBN: 978-989-37-6060-4)
Abstract: O trabalho que agora é publicado resulta de uma adaptação da tese de doutoramento em Sociologia do Autor, apresentada à Universidade de Évora (Portugal) e defendida publicamente em junho de 2021. Em linguagem popular diríamos que “quis o destino” que nos juntássemos para orientar os trabalhos de doutoramento do Samuel, antigo aluno dos cursos de licenciatura e mestrado na Universidade de Évora. Não foi uma “partida”, tão-pouco um “castigo”. Do ponto de vista científico-pedagógico, antes uma oportunidade simultaneamente rica e singular de romper com o senso comum, ir para além das fronteiras daquilo que – apenas aparentemente – julgamos conhecer e de, em última instância, percorrer a três um caminho de conhecimento novo, amplo e plural como só a ciência conduz. Partimos de lugares muito distintos, embora não tão afastados quanto a geografia faria adivinhar. Com origens em Portugal e Cabo Verde, encontramo-nos disciplinarmente na Sociologia, em Angola. O Samuel, com – e apesar – da tão grande distância física, condições climatéricas muitas vezes adversas e vias de acesso em mau estado de conservação ou em reparação constante, fez a vez de observador/investigador privilegiado, metódico e implicado. A nós, à distância vigilante de mais de 6000 quilómetros, coube-nos acompanhar atentamente e co-construir esse percurso investigativo. E foi um percurso longo e rico, com muitas coisas (in)esperadas a suceder pelo caminho: leituras, viagens, acontecimentos políticos e sociais, inclusivamente uma pandemia. Mas, foi assim que a tese se foi construindo: com avanços, recuos, intermitências, períodos de maior e menor aproximação, distanciamento e confinamento físico, e também intelectual.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35628
ISBN: 978-989-37-6060-4
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
CIDEHUS - Publicações - Capítulos de Livros
SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
PrefAcio_MIMalanje_Costa_e_Marujo2023.pdf2.04 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois