|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35565
|
Title: | Entre a experiência do empobrecimento e o empobrecimento da experiência |
Authors: | Ferreira, José Alberto |
Editors: | Ferreira, José Alberto |
Keywords: | Performance Experiência Pobreza Rebecca Moradalizadeh António Olaio Liliana Velho M.Lohrum |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Fundação Eugénio de Almeida |
Citation: | Ferreira, José Alberto (2023), «Entre a experiência do empobrecimento e o empobrecimento da experiência», em Fenda, catálogo da exposição homónima patente no Centro de Arte e Cultura entre Abril e Outubro de 2023. Évora, FEA, pp. 105-117. |
Abstract: | Podemos pensar as artes performativas, as artes vivas, como artes da experiência — da receção em primeiro lugar, mas também a experiência do artista e por extensão, dos outros envolvidos no processo (em rigor, produtores, mediadores, receptores e intérpretes). O teatro, a dança, a música e a performance ocupam uma efectiva centralidade naquilo que poderíamos designar como artes da experiência, ou artes de contar, em linha de continuidade com as artes de dizer e de fazer que Michel de Certeau teorizou. Numa exposição como Fenda, elas podem ler-se como modalidades de resistência ao empobrecimento da experiência de que fala Walter Benjamin. Com efeito, as artes performativas parecem desempenhar um papel privilegiado como sobrevivências (Didi-Huberman), como formas de reinventar as possibilidades da partilha da experiência, como os trabalhos de Liliana Velho, António Olaio, M.Lohrum e Rebecca Moradalizadeh confirmam. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35565 |
ISBN: | 978-989-53620-9-7 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | ARC - Publicações - Capítulos de Livros CHAIA - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|