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Title: Desempenho linguístico de crianças dos 3º e 4º anos (1º CEB) no uso da subordinação: um estudo de caso no concelho de Soure
Authors: Cruz, Joaquina Maria dos Santos Rodrigues Egas da
Advisors: Fonseca, Maria do Céu Brás da
Custódio, Pedro Balaus
Keywords: Subordinação adverbial causal
Subordinação adverbial temporal
Conectores
Frase complexa
Desempenho linguístico
Adverbial clauses of cause/reason
adverbial clauses of time
Connectors
Complex sentences
Linguistic performance
Issue Date: 12-Jul-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A dissertação que ora se apresenta visa analisar o desempenho linguístico das crianças dos 3.º e 4.º anos de escolaridade no uso da subordinação adverbial causal e temporal, dado tratar-se de uma temática que não se encontra abrangida pelos programas em vigor e se reconhece de aquisição tardia, mas é preconizada nos documentos das Aprendizagens Essenciais no domínio da escrita. Tomámos como universo em estudo todos os alunos que frequentam os anos de escolaridade em apreço no ensino público do concelho de Soure, no Agrupamento de Escolas Martinho Árias. Para o efeito, foram elaborados inquéritos linguísticos que possibilitaram testar o desempenho dos alunos no uso da subordinação adverbial causal e temporal, para transformar duas frases simples numa frase complexa, bem como na identificação das orações que deram origem a uma frase complexa por subordinação causal ou temporal. De igual modo, foi possível identificar os conectores mais utilizados por estes alunos. Cruzando os dados obtidos e realizada a sua análise, com base numa seleção de informação essencial e significativa que permitiu o enquadramento teórico da nossa investigação, verificámos que estes alunos apresentam conhecimento implícito da utilização dos diferentes conectores, refletido no bom desempenho nas tarefas propostas. Na maioria das situações, os alunos mostram que são capazes de transformar duas frases simples numa complexa; de reconhecer valores semânticos de causa-efeito/consequência e de tempo (anterior, posterior e simultâneo); de adequar estes conteúdos a determinados conectores e, em conformidade, alterar formas verbais; de processar fenómenos de correferência atrás de sujeitos anafóricos; de identificar constituintes oracionais de uma frase complexa. Assim, este estudo permitiu-nos perceber que é de todo o interesse que estas estruturas sejam desenvolvidas na escola, numa perspetiva de consciência linguística e aprofundamento do conhecimento explícito da língua, para um melhor desempenho no discurso oral e escrito dos nossos alunos; ABSTRACT: Title: Linguistic performance of third and fourth grade children when using subordination: a case study in the municipality of Soure - The following dissertation aims to analyse the linguistic performance of third and fourth grade children when using adverbial clauses of cause/reason and time, given that it is a subject matter which is not encompassed by the current school curriculum, only acquired later in life, however it is proposed in the documents of Aprendizagens Essenciais in the topic of writing. The study subjects are all the third and fourth grade students who frequent public schools in the municipality of Soure which are part of the Agrupamento de Escolas Martinho Árias. For this case study, linguistic questionaries were created in order to test the performance of the students when using causal and temporal adverbial subordination to convert two clauses into a complex sentence, as well as identifying the clauses which originated a complex sentence through the use of causal or temporal subordination. Additionally, they made it possible to identify the most used connectors among the students. In view of the data and its analyses, based on an essential and significative selection of information which composed the theoretical framework of the research study, it was verified that the students show an implicit knowledge of the usage of different connectors evidenced by their good performance in the proposed tasks. In most situations, the students displayed that they are capable of transforming two simple sentences into a complex one; recognizing semantic values of cause/reason and of time (before, after and during); adequating this contents to certain connectors and, in conformity, alter verbal forms; processing phenomena of coreference before anaphoric subjects; identify the clauses’ elements of a complex sentence. Through this study, it was possible to understand it is important that these structures are developed at school, in a perspective of linguistic conscience and deepening of the explicit knowledge of the language so as to better the oral and written performance of our students.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35541
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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