Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35465

Title: Estudo das materialidades e técnicas de fabrico do livro antigo - Contribuição para o estudo da encadernação, conservação e restauro do livro em Portugal
Authors: Pereira, Paula Alexandra da Costa Leite Pinto
Advisors: Rodrigues, Paulo
Keywords: Biblioteca
Conservação
Encadernação
Marcas-de-Água
Papéis Marmoreados
Library
Conservation
Bookbinding
Watermarks
Marbled Papers
Issue Date: 17-Jul-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: O registo escrito como suporte físico é o reflexo da necessidade do homem de comunicar e registar os mais variados assuntos desde a antiguidade. À medida que o conhecimento avança, os suportes de escrita adquirem uma maior relevância e a sua procura aumenta, desta forma, o objeto do meu estudo o “livro” foi-se adaptando aos diferentes leitores ao longo da história. Pela evolução da composição tipográfica divulgam-se as ideias, espelham-se novos rumos da sociedade, a par das permanentes exigências culturais, dando origem a novas formas de composição com a introdução de capitulares ornadas, gravuras e outros materiais decorativos, que vão enriquecer a mensagem escrita, promovendo uma nova cultura de informação que evolui para múltiplos caminhos gráficos que se suportam sempre na tipografia e na imagem. A imagem do livro enquanto objeto também se alterou, e rapidamente se tornou um objeto colecionável e objeto de mercado, prática restrita dos campos da pintura e da escultura, tornando-se mais acessível às diversas camadas sociais, enquanto cresciam as bibliotecas particulares e universitárias. Resultado do trabalho de diferentes intervenientes e, sujeito a regras específicas de produção em que se devem considerar vários fatores como: o papel produzido de forma manual; o trabalho do compositor tipográfico; a introdução da imagem funcional e estética, em frontispícios, vinhetas decorativas, iconografias religiosas, filigranas e marcas-de-água; a encadernação segundo diferentes técnicas; a decoração das lombadas e pastas; a decoração com papéis pintados ou marmoreados mostra-nos portanto, que o “livro” é um objeto de estudo quer a nível estético como artístico. O estudo deste fundo antigo cuja inventariação e registo já foi resultado de um trabalho anterior, serve de ponto de partida para o desenvolvimento desta investigação. A organização da informação recolhida permitiu, a construção de quadros de referência e análises quantitativas e qualitativas. Entender o livro na sua materialidade e complexidade dos processos de fabrico, são bases onde deve assentar qualquer reflexão sobre a natureza cultural e artística deste objeto privilegiado da nossa cultura; ABSTRACT: STUDY OF THE MATERIALITY AND MANUFACTURING TECHNIQUES OF ANCIENT BOOKS Contribution to the study of Bookbinding and Book Conservation and Restoration in Portugal The written record as a physical support is a reflection of man's need to communicate and record the most varied subjects since antiquity. As knowledge advanced, the writing media became more relevant and the demand for them increased, therefore the Book – the object of my study - has adapted to the different readers throughout history. The evolution of typesetting led to the dissemination of ideas and new directions in society along with persistent cultural demands and gave rise to new typesetting methods with the introduction of ornamental caps, engravings and other decorative materials, which would enrich the written message, promoting a new information culture that would evolve into a variety of graphic trends always supported by typography and image. The image of the Book as an object also changed and it quickly became a collectible and marketable object (a practice that used to be exclusive to painting and sculpture) becoming more accessible to the various social strata while private and university libraries grew. The Book is the result of contributions from various players and subject to specific production rules in which several factors must be considered such as: handmade paper; the work of the typesetter; the introduction of the functional and aesthetic image in frontispieces, decorative vignettes, religious iconographies, filigrees and watermarks; different binding techniques; decorated spines and folders; decoration with painted or marbled papers which makes it an object of study both aesthetically and artistically. The study of this old repository, of which inventory and registration has already been the result of previous work, serves as a starting point for the development of this research. The organization of the information collected allowed to set up reference frameworks and quantitative and qualitative analyses. Understanding the Book in its materiality and complex manufacturing processes is the foundation on which any reflection on the cultural and artistic nature of this privileged object in our culture must be based.
URI: http://hdl.handle.net/10174/35465
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

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