Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/35361
|
Title: | Análise das perceções sobre a motivação e satisfação dos professores após a mudança de escola – ”O caso do ensino secundário em São Tomé e Príncipe” |
Authors: | Santos, Didier Castelo da David Diogo dos |
Advisors: | Oliveira, Maria de Fátima Jorge |
Keywords: | Motivação no Trabalho Satisfação no Trabalho Transferência de Professores Perceções dos Professores São Tomé e Príncipe Motivation at work Job satisfaction Teacher transfer Teachers’ perceptions São Tomé and Príncipe |
Issue Date: | 3-May-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | A análise e apreciação das perceções sobre os níveis de motivação e satisfação dos
professores é um tema insuficientemente abordado em São Tomé e Príncipe. Como forma
de colmatar esta lacuna, para esta dissertação foi definido como objetivo geral, analisar as
perceções sobre a motivação e satisfação dos professores após a mudança de Escola, através
de uma abordagem metodológica mista, qualitativa e quantitativa. Foi utilizado o método
do Estudo de Caso, tendo tido como instrumentos de recolha de dados, a análise
documental, o inquérito por questionário e um guião de entrevista semiestruturada.
Da análise às informações recolhidas através do estudo de caso no Ensino Secundário
em São Tomé e Príncipe, entendemos que o processo de transferência dos professores entre
escolas do País é um processo muito sensível em que a tutela da Pasta da Educação
negligencia certos aspetos como a motivação e a satisfação dos professores transferidos; Abstract:
Analysis of Perceptions on Teachers' Motivation and Satisfaction After Changing Schools –
“The Case of Secondary Education in São Tomé and Príncipe”
The analysis and assessment of perceptions about the levels of motivation and satisfaction
of teachers is a theme that is insufficiently addressed in São Tomé and Príncipe. As a way of
filling this gap, the general objective of this dissertation was to analyze the perceptions of
teachers' motivation and satisfaction after changing schools, through a mixed, qualitative
and quantitative methodological approach. The Case Study method was used, with
document analysis, questionnaire survey and a semi-structured interview guide as data
collection instruments.
From the analysis of the information collected through the case study in Secondary
Education in São Tomé and Príncipe, we understand that the process of transferring
teachers between schools in the country is a very sensitive process in which the Education
Ministry neglects certain aspects such as motivation and satisfaction of transferred
professors. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/35361 |
Type: | masterThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|