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http://hdl.handle.net/10174/35222
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Title: | Três Anos de Teses de Doutoramento em Educação: O que Investigamos e Como Investigamos? |
Authors: | Silva, Nuno Dinis, Sónia |
Keywords: | Educação Investigação Teses de Doutoramento |
Issue Date: | 20-Dec-2021 |
Publisher: | Revista Portuguesa de Pedagogia |
Citation: | Silva, N. M., & Dinis, S. P. (2021). Três anos de teses de doutoramento em educação: O que investigamos
e como investigamos? Revista Portuguesa de Pedagogia, 55, Artigo e055010.
https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/9645 |
Abstract: | As teses de doutoramento traduzem um ponto de encontro entre desafios contextuais (trazidos pelos doutorandos), interesses da academia e influências políticas. Contudo, não há conhecimento que as caraterize com profundidade e pondere o seu significado epistemológico: Que perspetivas sobre a natureza da realidade acolhem? Que realidades investigam? Através de que processos? Para responder, implementámos uma investigação no paradigma interpretativo, com abordagem mista e recurso à análise documental (teses em educação produzidas entre 2018-2020) e análise de conteúdo. Os resultados sugerem processos de produção de conhecimento tendencialmente interpretativos, por análise retrospetiva, com delimitação apriorística de temas, extensão temporal excessiva, focados em ambientes formais e nos alunos e professores. Conclui-se que as teses integram programas de investigação e podem anunciar a sua não progressividade; e que a tendência em investigar retrospetivamente pode não acolher as surpresas comuns à educação, sugerindo-se que a investigação
está desafiada a integrar rituais de serendipidade. |
URI: | https://doi.org/10.14195/1647-8614_55_10 http://hdl.handle.net/10174/35222 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
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