Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/35220

Title: A educação física nos tempos de crise: que estatuto emerge?
Authors: Silva, Nuno
Dinis, Sónia
Keywords: Educação Física
Estatuto
Crises
Issue Date: 1-Jul-2022
Publisher: Revista Portuguesa De Investigação Educacional
Citation: Silva, N. M. e, & Dinis, S. P. (2022). A educação física nos tempos de crise: que estatuto emerge?. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-33. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11400
Abstract: O estatuto da Educação Física (objetivos, meios, instrumentos) tem tido acompanhamento científico, porque traduz o investimento político na disciplina e permite acompanhar o seu grau de integração/marginalização no sistema educativo. Contudo, os professores são livres para interagir e fazer emergir um estatuto informal (valores e crenças) capaz de influenciar as práticas letivas e sobre o qual pouco sabemos. Para preencher este vazio, implementamos uma investigação interpretativa, de abordagem qualitativa, na modalidade Grounded Theory e recorremos à análise documental, a partir de dois momentos de crise: a exclusão (a classificação da disciplina esteve excluída do acesso ao ensino superior) e a pandemia. Os resultados sugerem que o Estatuto emergente determina paridade com as restantes disciplinas e adaptação permanente dos processos, de tal forma que a Educação Física parece perder limites. Conclui-se que esse Estatuto pode agudizar a marginalização da Educação Física, o que aconselha ao investimento em processos reflexivos sobre as suas consequências.
URI: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11400
http://hdl.handle.net/10174/35220
Type: article
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
11400-Artigo-21110-1-10-20220701 (1).pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois