Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34996

Title: A influência da liderança docente na motivação para aprendizagem do aluno em sala de aula. O caso de uma escola do Alentejo
Authors: Cortes, Maria de Fátima Cóias Faztudo
Advisors: Verdasca, José
Favinha, Marília
Keywords: Estilos Liderança
Docentes
Alunos
Motivação
Relação Pedagógica
Leadership Styles
Teachers
Students
Motivacion
Pedagogic Relationships
Issue Date: 14-Apr-2023
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Esta investigação centra-se no estudo da liderança docente exercida no contexto sala de aula e o seu impacto na motivação dos alunos, no âmbito do contexto educativo público português, analisando de que forma o tipo de liderança exercida pelos docentes influencia a motivação dos alunos afetando positivamente ou não a sua aprendizagem. Deste modo, o trabalho que agora apresentamos visa ser, por um lado pioneiro no que toca aos estudos sobre os tipos de liderança em contexto sala de aula, por outro incrementar estudos sobre a influência que essa liderança tem na motivação do aluno. Relativamente às nossas opções metodologias, adotamos o paradigma interpretativo e a abordagem mista (quali-quantitativa), tendo como modalidade da investigação o estudo de caso. Como técnica de recolha de dados na dimensão qualitativa, adotámos a entrevista semiestruturada ao diretor e na abordagem quantitativa elegemos a aplicação de questionários aos docentes e aos alunos, elaborados de forma especifica para cada público-alvo. Concluímos da análise dos dados obtidos na presente investigação, e discutidos com base na revisão da literatura já existente; que nos docentes do 3º. Ciclo do Agrupamento de Escolas de Sousel em contexto sala de aula, predomina o estilo de liderança transacional e que o perfil de liderança docente e a (des)motivação dos alunos se encontram interdependentes; TEACHER´S LEADERSHIP INFLUENCE ON THE STUDENT´S LEARNING MOTIVACION IN THE CLASSROOM. THE CASE OF A SCHOOL IN ALENTEJO. ABSTRACT: This investigation focuses on studying teacher’s leadership in the classroom, and it´s impact on students motivation, in the context of the portuguese public education system. This study analyses how diferent teacher’s leadership styles may influence students´s motivacion and their learning process. either positively or negatively. This way, we present you a work that intends to be pioneer, when it comes to studying this theme, while providing studies and data wich represent teachers´ leadership influence on students´ motivacion. We adopted the interpretative paradigm and the mixed approach (qualiquantitative) as our metodological options, having case study as our investigation´s form. The semi-structured interview was used as a data collecting technique in the qualitative dimension, by interviewing the school´s principal, while questionnaires, answered by teachers and students, were used in the quantitative approach, all fine-tuned to their target market. This investigation´s data was discussed on the basis of the already existing literature. It´s analysis brings us to the conclusion that the transacctional style leadership is predominant in 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Sousel´s teachers, and that the teacher´s leadership style and student´s (de)motivation are interdependent.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34996
Type: doctoralThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Doutoramento-Ciencias_da_Educacao-Maria_de_Fatima_Coias_Faztudo_Cortes.pdf7.62 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois