|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/34996
|
Title: | A influência da liderança docente na motivação para aprendizagem do aluno em sala de aula. O caso de uma escola do Alentejo |
Authors: | Cortes, Maria de Fátima Cóias Faztudo |
Advisors: | Verdasca, José Favinha, Marília |
Keywords: | Estilos Liderança Docentes Alunos Motivação Relação Pedagógica Leadership Styles Teachers Students Motivacion Pedagogic Relationships |
Issue Date: | 14-Apr-2023 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Esta investigação centra-se no estudo da liderança docente exercida no contexto
sala de aula e o seu impacto na motivação dos alunos, no âmbito do contexto educativo
público português, analisando de que forma o tipo de liderança exercida pelos docentes
influencia a motivação dos alunos afetando positivamente ou não a sua aprendizagem.
Deste modo, o trabalho que agora apresentamos visa ser, por um lado pioneiro
no que toca aos estudos sobre os tipos de liderança em contexto sala de aula, por outro
incrementar estudos sobre a influência que essa liderança tem na motivação do aluno.
Relativamente às nossas opções metodologias, adotamos o paradigma
interpretativo e a abordagem mista (quali-quantitativa), tendo como modalidade da
investigação o estudo de caso. Como técnica de recolha de dados na dimensão
qualitativa, adotámos a entrevista semiestruturada ao diretor e na abordagem
quantitativa elegemos a aplicação de questionários aos docentes e aos alunos,
elaborados de forma especifica para cada público-alvo.
Concluímos da análise dos dados obtidos na presente investigação, e discutidos
com base na revisão da literatura já existente; que nos docentes do 3º. Ciclo do
Agrupamento de Escolas de Sousel em contexto sala de aula, predomina o estilo de
liderança transacional e que o perfil de liderança docente e a (des)motivação dos alunos
se encontram interdependentes; TEACHER´S LEADERSHIP INFLUENCE ON THE STUDENT´S LEARNING MOTIVACION IN THE
CLASSROOM. THE CASE OF A SCHOOL IN ALENTEJO.
ABSTRACT:
This investigation focuses on studying teacher’s leadership in the classroom, and
it´s impact on students motivation, in the context of the portuguese public education
system. This study analyses how diferent teacher’s leadership styles may influence
students´s motivacion and their learning process. either positively or negatively. This way,
we present you a work that intends to be pioneer, when it comes to studying this theme,
while providing studies and data wich represent teachers´ leadership influence on
students´ motivacion.
We adopted the interpretative paradigm and the mixed approach (qualiquantitative)
as our metodological options, having case study as our investigation´s form.
The semi-structured interview was used as a data collecting technique in the qualitative
dimension, by interviewing the school´s principal, while questionnaires, answered by
teachers and students, were used in the quantitative approach, all fine-tuned to their
target market.
This investigation´s data was discussed on the basis of the already existing
literature. It´s analysis brings us to the conclusion that the transacctional style leadership
is predominant in 3º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Sousel´s teachers, and that
the teacher´s leadership style and student´s (de)motivation are interdependent. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/34996 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|