Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34788

Title: Reflexões sobre Educação e Sociedade
Authors: Santos, Simone
Cavalcante, Ilane
Lemos, Elizama
Leal da Costa, Conceição
Keywords: Educação
Sociedade
Comunidades
Aprendizagem
Docência
Formação e desenvolvimento profissional
Issue Date: 2019
Publisher: IFMA
Citation: Santos , S., Cavalcante, I., Lemos, E. C., & Leal da Costa, C. (2019). Prefácio. Reflexões sobre Educação e sociedade. In I. Cavalcante, C. Leal da Costa, E. Chagas Lemos & S. Santos (Orgs), Educação e sociedade: formação profissional, educação a distância e tecnologias, pp. 224-261. Brasil: Editora do Instituto Federal do Maranhão.
Abstract: REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE O tempo, como o mundo, tem dois hemisférios: um superior e visível, que é o passado, outro inferior e invisível, que é o futuro. No meio de um e outro hemisfério ficam os horizontes do tem- po, que são estes instantes do presente que imos vivendo, onde o passado se termina e o futuro começa (Padre António Vieira, História do Futuro, 1718). Iniciamos a apresentação do livro nos apoiando nas palavras do autor. Entre os horizontes do tempo que o Padre António Vieira menciona, está a impossibilidade de prever o futuro, por ser invisível, ainda inexistente. No entanto, o rascunho do futuro se desenha ainda no presente, nesses horizontes possíveis que traçamos a partir de nossa prática e de nossas reflexões. Nesse sentido, é importante pensar o que estamos vivendo, o que estamos fazendo, o porquê e como estamos rascunhando esses futuros possíveis. Para pensar, no presente, as relações entre educação e sociedade, a partir de diferentes experiências, é que este livro reúne uma série de artigos que refletem os olhares dos seus autores, a partir de pesquisa e extensão em diferentes modalidades de ensino: formação mação profissional, educação a distância e educação presencial. É importante salientar que encontramos no conjunto dos artigos uma preocupação central que nos aproxima, isto é, eles ampliam nossos horizontes a partir de discussões que assumem que nas sociedades contemporâneas se vivem tempos de passagem em constante transformação e onde a celeridade dos acontecimentos é grande e acompanha a complexidade da vida e das formas de estar no mundo.
URI: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1810/4.Educacao-e-Sociedade.pdf?sequence=1&isAllowed=y
http://hdl.handle.net/10174/34788
ISBN: 978-85-69745-93-8
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos
CIEP - Publicações - Prefácios/Epílogos

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Santos, Cavalcante, Lemos & Leal da Costa (2019)_Prefácio_Reflexões sobre Educação e Sociedade.pdf87.66 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois