Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34762

Title: “Talhas, Turismo e Tradição - os três vértices da estratégia de diversificação da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito”
Authors: Almeida, Dora
Maçussa, José
Fialho, Ana
Dionisio, Andreia
Keywords: estratégia
cooperativismo
enoturismo
vinho de talha
Issue Date: Sep-2021
Citation: Almeida, D., Maçussa, J., Fialho, A. & Dionísio, A. (2021). “Talhas, Turismo e Tradição - os três vértices da estratégia de diversificação da Adega Cooperativa da Vidigueira, Cuba e Alvito”, 8º Prémio Estudos de Casos FAE/CGD, do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas e da Caixa Geral de Depósitos.
Abstract: A Adega Cooperativa de Vidigueira Cuba e Alvito (ACVCA) fundada em 1960, dedica-se à produção e comercialização de vinho e situa-se na região de Vidigueira, no Alentejo, em Portugal. A sua fundação foi contemporânea do cooperativismo, modelo organizacional que permitiu encontrar resposta para o problema da comercialização e da escala, à época característico do setor. Inserida, por excelência, numa zona de produção de vinhos brancos, surge na década de 90 a aposta na vinificação de vinhos tintos em resposta às exigências do mercado. Em 1999, José Miguel Almeida (JMA) assume funções como técnico de viticultura da ACVCA. Posteriormente, em 2012, assume a liderança do Conselho de Administração (CA), tendo como principais objetivos relançar a Adega e reposicionar a marca no panorama nacional. É realizada uma reestruturação total das instalações fabris, da equipa técnica e comercial, concretiza-se um forte investimento na capacidade produtiva, no marketing e comunicação, assiste-se a uma mudança de paradigma no modelo de gestão. No início do seu 3.º mandato, em 2018, o CA tem que tomar decisões com vista à continuação da afirmação da marca e conquista da notoriedade da ACVCA. Existem diversas alternativas em análise e avaliação: aumento da capacidade produtiva, investimento na internacionalização, aposta na segmentação por via da inovação, e a diversificação do negócio através do enoturismo e da aposta aposta na diferenciação do produto, com a produção de Vinho de Talha.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34762
Type: other
Appears in Collections:GES - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
acvca_30092021.pdf1.63 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois