Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34741

Title: Determinantes do relato ambiental no período pós IAS/IFRS: Análise das empresas portuguesas cotadas no PSI 20
Authors: Mata, Carlos
Fialho, Ana
Eugénio, Teresa
Keywords: Relato ambiental
determinantes
práticas
PSI 20
Issue Date: Apr-2022
Publisher: Edições Sílabo
Citation: Mata, C., Fialho, A. & Eugénio, T. (2022). Determinantes do relato ambiental no período pós IAS/IFRS: Análise das empresas portuguesas cotadas no PSI 20. In Temas Emergentes em Ciências Empresariais - Novas abordagens nas áreas científicas da Contabilidade, Finanças, Sistemas de Informação, Metodologias e Práticas Pedagógicas (Volume 1). Edições Sílabo. ISBN: 978-989-561-227.
Abstract: A informação ambiental e social, desde meados dos anos 80, que tem motivado um crescente interesse das empresas, da comunidade académica, dos organismos de regulamentação contabilística, das ordens profissionais entre outros. Este interesse originou um incremento na pesquisa e nas publicações académicas com perspetivas teóricas e empíricas, sendo a maioria da investigação focada na análise dos relatórios e contas, relatórios ambientais e relatórios de sustentabilidade com vista à compreensão das práticas de relato das empresas, e à relação entre estas e os seus determinantes (Mata et al., 2018). Quanto às motivações, o relato de informação ambiental pode ser de carácter obrigatório ou voluntário. Em relação aos objetivos algumas empresas relatam informação ambiental para sinalizar junto dos stakeholders o seu desempenho ambiental. Já outras, utilizam o relato ambiental como forma de gestão dos riscos de reputação em resposta às pressões da comunidade envolvente, a interesses e pressões institucionais, ou seja, como uma ferramenta para obter legitimidade corporativa. O relato ambiental tem implícita uma atitude política da empresa e das suas práticas face ao impacto ambiental da sua atividade. Neste estudo longitudinal procuramos identificar os determinantes do relato com base na análise das práticas de relato ambiental, no período pós adoção das International Accounting Standard (IAS/IFRS), de 2005 a 2017, das empresas cotadas no principal índice bolsista de Portugal, o PSI20. Pretende-se verificar se o nível de relato ambiental foi influenciado por variáveis como: a dimensão das empresas; o setor de atividade; a rentabilidade; o endividamento; a internacionalização; e a idade da empresa. O presente capítulo está estruturado em três pontos. No ponto 2 apresentamos uma breve revisão da literatura, tendo em conta alguns estudos sobre as práticas de relato ambiental. O ponto 3 é explicitada a metodologia adotada para a seleção da amostra e para o tratamento dos dados. No ponto 4 apresentamos os resultados e procedemos à sua sistematização e discussão. Por fim, apresentamos as conclusões do estudo.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34741
Type: bookPart
Appears in Collections:CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Capítulo 4 – Determinantes do relato ambiental no período pós IASIFRS_21012022.pdf186.81 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois