Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34365

Title: Design Thinking e metodologias criativas no Ensino superior. Itinerário pedagógico e investigativo com partida na Sociologia da Infância
Authors: Costa, Rosalina
Roque, B.
Carreira, V.
Editors: Chaleta, E.
Beltrán, J.
Ferreira, A.
Keywords: Design thinking
Métodos criativos
Crianças
Escuro
Sociologia
Issue Date: 2021
Publisher: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universidad de Valencia
Citation: COSTA, Rosalina Pisco, Roque, B., & Carreira, V. (2021). Design Thinking e metodologias criativas no Ensino superior. Itinerário pedagógico e investigativo com partida na Sociologia da Infância. In E. Chaleta, J. Beltrán, & A. Ferreira (Coords.). Formas de enseñar y aprender en Educación Superior/Faces do ensinar e do aprender no Ensino Superior (pp. 303-324). Valencia: Instituto de Creatividad e Innovaciones Educativas de la Universidad de Valencia. https://roderic.uv.es/handle/10550/80458 (ISBN: 978-84-09-27401-7)
Abstract: Este texto apresenta uma experiência pedagógica apoiada em Design Thinking e metodologias criativas, desenvolvida no ano letivo 2019/20, no contexto da unidade curricular “Sociologia da Infância”, disciplina optativa do curso de Sociologia na Universidade de Évora, Portugal. A disciplina foi estruturada em aulas teóricas e práticas, acompanhamento tutorial e soluções a distância. Os estudantes foram desafiados a desenvolver um exercício que permitisse expandir e aprofundar os conhecimentos de natureza teórico-conceptual discutidos nas aulas teóricas. As metodologias ativas foram específica e propositadamente desenhadas para desenvolver a capacidade de pensar criticamente os problemas apresentados, estimulando o debate e a imaginação sociológica. Inspirada pelo modelo Evolution & Design Thinking 6² da Mindshake (Tschimmel, 2018), foram organizadas aulas práticas e exploradas de forma particular as metodologias “mural de inspiração” (inspiration board), “declaração de intenções” (intent statement) e “agregação livre de ideias” (insight clustering). Este texto apresenta e detalha a implementação desse projeto pedagógico particular, atribuindo protagonismo e tornando mais visível a experiência dos principais atores envolvidos: professora e estudantes. No final, espera-se contribuir para discutir o lugar do Design Thinking e das metodologias criativas para motivar e envolver de maneira mais eficaz estudantes e professores na relação pedagógica e atividade de investigação em contexto universitário e, em última instância, pensar também os seus limites e desafios.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34365
Type: bookPart
Appears in Collections:CICS.NOVA - Publicações - Capítulos de Livros
SOC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DT_FacesAprender_CostaRoqCarr2021.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois