Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34136

Title: Caracterização Mineralógica, Geoquímica e Potencial de Valorização de Resíduos de Mineração de Ouro (Minas Gerais, Brasil)
Authors: Lemos, Mariana
Valente, Teresa
Reis, Paula
Fonseca, Rita
Pantaleão, João Paulo
Guabiroba, Fernanda
Filho, José Gregório
Magalhães, Marcus
Delbem, Itamar
Keywords: geoquímica e mineralogia ambiental
rejeitos
economia circular
Issue Date: Sep-2022
Publisher: Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa
Citation: Lemos, M.G.; Valente, T.M.; Reis, P.A.M., Fonseca, R., Pantaleão, J.P., Guabiroba, F; Filho, J.G; Magalhães, M.F.; Delbem, I.D. (2022) . Caracterização Mineralógica, Geoquímica e Potencial de Valorização de Resíduos de Mineração de Ouro (Minas Gerais, Brasil). Livro de Actas do XXIX ENTIMME – Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa, Armação dos Búzios-RJ, 25 a 28 de Setembro de 2022, 9 pp.
Abstract: Por mais de dois séculos, os minérios de ouro sulfetados foram tratados em plantas metalúrgicas localizadas em Minas Gerais, Brasil. Os resíduos foram acumulados ao longo dos anos em barragens de rejeitos ou em pilhas. Esses materiais representam rejeitos de circuitos metalúrgicos desativados, bem como rejeitos de plantas ainda em produção. Neste estudo, efetuou-se uma caracterização geoquímica, mineralógica e textural deste resíduos com o objetivo de avaliar o seu potencial de reutilização. A caracterização indica a presença de material de granulometria fina que hospeda quantidades substanciais de sulfetos, sulfatos e óxidos. As amostras mostram altos teores de Au hospedadas em diferentes minerais. Além do Au, as amostras contém S, Fe e As. Ensaios metalúrgicos para reutilização do Au mostram potencial de recuperação da ordem de 70%, além de potencial reuso em outras áreas como agregados para construção civil e recuperação de outros metais. Este trabalho destaca a importância da caracterização no âmbito da economia circular e o valor do resíduo na cadeia de produção do setor mineral.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34136
Type: article
Appears in Collections:ICT - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Reaproveitamento Au_Barragem_Cong Bras Metalurgia 2022.pdf695.52 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois