Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34130

Title: Sebenta de Psicomotricidade e Funções Neuropsicológicas
Authors: Marmeleira, José
Keywords: Psicomotricidade
Neuropsicologia
Neurociência
Issue Date: 2022
Publisher: Edição de autor
Citation: Marmeleira, J. (2022). Sebenta de Psicomotricidade e Funções Neuropsicológicas. Évora: Universidade de Évora. ISBN: 978-972-778-257-4
Abstract: Nesta sebenta são apresentados vários textos que percorrem alguns dos temas fundamentais abordados na Unidade Curricular de Psicomotricidade e Funções Neuropsicológicas do Mestrado em Psicomotricidade da Universidade de Évora. Os textos foram sendo redigidos ao longo dos anos recentes e desenvolvem diversas ideias indispensáveis para se compreender a relação entre o corpo, o cérebro, a mente e o comportamento. Espera-se que esta sebenta constitua uma boa ferramenta de apoio aos estudantes, não só pela informação e reflexão que incorpora, mas também pela curiosidade e pesquisa que eventualmente estimulará. Um psicomotricista competente deve possuir um bom conhecimento das diversas funções neuropsicológicas que estão na base do comportamento humano. Perceção, atenção, memória, linguagem, funcionamento executivo e consciência constituem algumas dessas funções. Um bom psicomotricista competente deve ser conhecedor do papel do corpo e do movimento sobre o desenvolvimento neuropsicológico, a saúde e o bem-estar do ser humano. Nesta sebenta são considerados mecanismos e sistemas cerebrais (ou antes, corporais) que podem ser mobilizados pelo psicomotricista quer ao nível da intervenção terapêutica em várias perturbações de saúde (especialmente do foro mental), quer ao nível da potencialização do desenvolvimento. Diversas disciplinas, como a psicologia, a neurociência, as ciências da educação e a filosofia da mente, têm trabalhado a ideia de que as especificidades estruturais, funcionais e afetivas dos corpos desempenham um papel crítico nas dimensões percetiva, cognitiva, emocional e relacional do ser humano. Esta dinâmica, em que o corpo e o movimento são colocados no centro do palco da ciência e também das práticas de saúde, conduziu à emergência de um novo quadro teórico denominado embodiment. Este quadro teórico é omnipresente ao longo dos vários textos aqui apresentados. Nas próximas páginas, dimensões como emoção, cognição, interoceção, imagem do corpo, comunicação e desenvolvimento humano, são considerados à luz da neurociência, tendo sempre como pano de fundo o corpo em movimento e em relação. Os estudantes de psicomotricidade compreendem que existem várias formas de olhar para o desenvolvimento humano, as quais incluem modelos neurobiológicos, humanistas, relacionais e psicodinâmicos. Nesta sebenta o enfoque é dado aos primeiros, mas em diversos momentos fica também claro que os modelos de análise não são mutuamente exclusivos e que os mesmos estabelecem cruzamentos. A psicomotricidade é, por natureza, multi– e transdisciplinar e as práticas mente- corpo encontram suporte científico nessa diversidade de saberes. Espera-se, portanto, que esta sebenta possa dar um contributo para a construção da capacidade reflexiva, crítica, mas também integradora de conhecimentos dos estudantes de psicomotricidade.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34130
Type: other
Appears in Collections:CHRC - Publicações de Carácter Pedagógico

Files in This Item:

File Description SizeFormat
FINAL, Sebenta_PFNP.pdf15.04 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois