Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/34090

Title: A RELAÇÃO ENTRE A PERCEÇÃO DOS PAIS SOBRE A COMPETÊNCIA MOTORA DOS FILHOS E A PRONTIDÃO PARA A ESCRITA: UM ESTUDO TRANSVERSAL
Authors: Duarte, Miguel
Silva, Ana Rita
Matias, Ana Rita
Editors: Matias, Ana Rita
Almeida, Gabriela
Veiga, Guida
Marmeleira, José
Keywords: prontidão para a escrita
WRITIC
pré-escolar
perceção parental
competência motora
Issue Date: Oct-2021
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: Uma das perturbações que afeta o desenvolvimento psicomotor das crianças em idade escolar é a Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação que não só influencia o domínio motor, emocional e social, como também a aquisição de novas aprendizagens, especificamente, a escrita. Em crianças com esta perturbação, a componente motora da escrita encontra-se afetada, assim como outras habilidades motoras finas. Sabe-se que é no pré-escolar que a criança inicia o processo de preparação para a escrita, sendo fulcral identificar o mais precocemente possível fragilidades motoras inerentes à escrita. Para tal, este estudo propõs-se a avaliar a prontidão para a escrita de 43 crianças (28 meninos) com idades entre os 5 e os 6 anos (5,3 anos ± 0,474) pelo Writing Readiness Inventory Tool In Context e relacionar com a perceção dos pais sobre a competência motora dos filhos, pelo preenchimento do Developmental Coordination Disorder Questionnaire. Os resultados indicam que as crianças, em média, se encontram suficientemente preparadas para aprenderem a escrever. Relativamente à perceção dos pais, a média dos resultados sugere que os participantes não apresentam indícios de fragilidades na coordenação. Foi identificada uma correlação positiva forte entre o desempenho no WRITIC e a perceção dos pais sobre a competência motora.
URI: http://hdl.handle.net/10174/34090
Type: bookPart
Appears in Collections:CHRC - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Duarte Silva Matias_SDMC Évora_2021.pdf142.63 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois