Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33990

Title: Lições da Revolução Portuguesa dos Cravos de 1974 através de uma abordagem de Teoria dos Jogos
Authors: Rocha de Sousa, Miguel
Duarte, Vanessa
Editors: Martins, Fernando
Bernardo, Maria Ana
Guimarães, Paulo E.
Keywords: Teoria dos Jogos
25 de Abril de 1974
Contrafactual
Três Ds
Democratizar
Descolonizar
Desenvolver
Issue Date: Apr-2022
Citation: Rocha de Sousa, Miguel e Duarte, Vanessa (2022) "Lições da Revolução Portuguesa dos Cravos de 1974 através de uma abordagem de Teoria dos Jogos" in Guimarães, Paulo E.; Martins, Fernando; Bernardo, Maria Ana (2022) (coord.) - Entre África e Europa: Estudos Históricos em Homenagem ao Professor Helder Adegar Fonseca. - V. N. Famalicão, Editora Humus, pp.455-487
Abstract: O objetivo deste artigo é revisitar a Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974 ocorrida em Portugal, celebrando assim o seu 47º aniversário. Esta revolução conduziu à obtenção de um governo livre e, portanto, à democracia pura, terminando com 48 anos de governo autocrático em Portugal, e permitiu que Portugal entrasse numa transição rápida para a Europa, para a democracia, para a descolonização e para as forças lideradas pelo mercado.Mais do que um panorama histórico descritivo detalhado, celebramos este quase aniversário de meio século por meio de uma nova abordagem nunca, até onde sabemos, utilizada, descrevendo a revolução por meio da abordagem da Teoria dos Jogos (TJ). Além disso, provamos no nosso contexto que a revolução de 25 de abril de 1974 e seu consequente lema (3Ds) do MFA (Movimento das Forças Armadas) é o resultado de um equilíbrio de Nash sustentável em três domínios. Respectivamente, Jogo da Democratização (o primeiro D; Jogo D1); o Jogo de descolonização (o segundo D; Jogo D2) e, finalmente, o Jogo de Desenvolvimento (o terceiro D; Jogo D3).
URI: http://hdl.handle.net/10174/33990
ISBN: 978-989-755-755-2
Type: bookPart
Appears in Collections:CICP - Publicações - Capítulos de Livros
CEFAGE - Publicações - Capítulos de Livros
ECN - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
19_Miguel Rocha de Sousa e Vanessa Duarte.pdfConteudo do ficheiro cap. 19 Lições da revolução Portuguesa dos Cravos de 1974 por uma abordagem de Teoria dos Jogos921.8 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
Livro HAF Capa e indice.pdfCapa e Indice do Livro Entre África e Europa7.64 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois