Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33902
|
| Title: | O lugar da Psicanálise nos desafios da Educação Inclusiva e do desenvolvimento das crianças com transtornos de desenvolvimento |
| Authors: | Franco, V. Amaral, L. |
| Editors: | Catão, Inês |
| Issue Date: | 2020 |
| Publisher: | Inês Catão, Mal-estar na infância e desmedicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça. pp.146-174. São Paulo: Ed. Ágalma. |
| Citation: | • Franco, V., Amaral, L. (2020). O lugar da Psicanálise nos desafios da Educação Inclusiva e do desenvolvimento das crianças com transtornos de desenvolvimento. In Inês Catão, Mal-estar na infância e desmedicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça. pp.146-174. São Paulo: Ed. Ágalma. |
| Abstract: | Um dos grandes desafios aos sistemas educativos é que sejam mais inclusivos, respondendo à diversidade das crianças que os integram. Propomos refletir sobre a importância de ultrapassar o conceito de Educação especial como uma outra educação, para pessoas especiais ou diferentes. A Educação inclusiva coloca exigências de outra natureza: relativas a um novo modo de educar, ensinar e compreender o desenvolvimento. Nesse processo, a Psicanálise é desafiada a encontrar, no seu entendimento do humano e, especialmente, das crianças, contributos que vão ao encontro das mudanças educativas do século XXI. Abordaremos estes processos considerando como a Educação Inclusiva e a Educação especial têm evoluído em diferentes países de língua portuguesa. |
| URI: | http://hdl.handle.net/10174/33902 |
| Type: | bookPart |
| Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|