Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33902

Title: O lugar da Psicanálise nos desafios da Educação Inclusiva e do desenvolvimento das crianças com transtornos de desenvolvimento
Authors: Franco, V.
Amaral, L.
Editors: Catão, Inês
Issue Date: 2020
Publisher: Inês Catão, Mal-estar na infância e desmedicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça. pp.146-174. São Paulo: Ed. Ágalma.
Citation: • Franco, V., Amaral, L. (2020). O lugar da Psicanálise nos desafios da Educação Inclusiva e do desenvolvimento das crianças com transtornos de desenvolvimento. In Inês Catão, Mal-estar na infância e desmedicalização do sofrimento: quando a brincadeira fica sem graça. pp.146-174. São Paulo: Ed. Ágalma.
Abstract: Um dos grandes desafios aos sistemas educativos é que sejam mais inclusivos, respondendo à diversidade das crianças que os integram. Propomos refletir sobre a importância de ultrapassar o conceito de Educação especial como uma outra educação, para pessoas especiais ou diferentes. A Educação inclusiva coloca exigências de outra natureza: relativas a um novo modo de educar, ensinar e compreender o desenvolvimento. Nesse processo, a Psicanálise é desafiada a encontrar, no seu entendimento do humano e, especialmente, das crianças, contributos que vão ao encontro das mudanças educativas do século XXI. Abordaremos estes processos considerando como a Educação Inclusiva e a Educação especial têm evoluído em diferentes países de língua portuguesa.
URI: http://hdl.handle.net/10174/33902
Type: bookPart
Appears in Collections:CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Psicanálise_Educação Inclusiva_Franco&Amaral2020.pdf251.29 kBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois