Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33735
|
Title: | Avaliação pedagógica nas aulas de ciências |
Authors: | Cid, Marília |
Editors: | Cid, Marília Rajadell-Puiggròs, Núria Santos Costa, Graça |
Keywords: | Avaliação pedagógica Formação de professores |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | CIEP-UE |
Citation: | Cid, M. (2020). Avaliação pedagógica nas aulas de ciências: contributos para a formação de professores. In M. Cid, N. Rajadell Puiggròs & G. Santos Costa (Coords.), Ensinar, avaliar e aprender no ensino superior: perspetivas internacionais (pp. 93-114). Évora: CIEP-UE |
Abstract: | A investigação no âmbito da avaliação que ocorre na sala de aula tem mostrado a necessidade de aumentar a literacia de avaliação e de melhorar a qualidade da formação dos profissionais nesta área, como única forma de promover o conhecimento e a qualidade da prática avaliativa. As abordagens mais recentes vão no sentido de encarar os atos de ensinar, aprender e avaliar de forma integrada e de se apostar mais numa avaliação de natureza formativa, pelos efeitos na melhoria do desempenho dos alunos. Para isso, é importante que os estudantes desenvolvam tarefas abertas, nas aulas de ciências em concreto, de forma a terem um papel mais ativo e autónomo. |
URI: | https://www.ciep.uevora.pt/Publicacoes/publicacoes_nao_periodicas/Ensinar-avaliar-e-aprender-no-ensino-superior-perspetivas-internacionais http://hdl.handle.net/10174/33735 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|