Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33734

Title: Clarificando a Evolução Biológica e cultivando a sua unidade
Authors: Oliveira, Paulo
Editors: Marques, Deividi Marcio
Klautau, Fabiana Dias
Rodrigues, Isilda Teixeira
Beltran, Maria Helena Roxo
Keywords: Teoria Evolutiva
Evo-Devo
Ensino
Issue Date: Sep-2022
Publisher: PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Citation: Oliveira, P. (2022). Clarificando a Evolução Biológica e cultivando a sua unidade (VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e II Congresso Internacional de História da Ciência e Ensino). Revista História da Ciência e Ensino 25 (volume especial): 102-121. Doi: 10.23925/2178-2911.2022v25espp102-121 https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/57953
Abstract: O Ensino pré-universitário da Biologia e da Geologia remete para a Teoria Evolutiva como a necessária explicação científica para a diversidade das espécies, dentro da sua unidade fundamental por parentesco. Trata-se duma matéria onde muitos professores se sentem pouco à vontade, acabando por contentar-se com formulações simplistas, por vezes até menos rigorosas devido à interferência dos meios de comunicação de massas; por outro lado, todos desejam uma autonomia crítica que lhes permita cuidar o melhor possível da formação que ministram, bem como valorar e esclarecer as noções que circulam. É certo que as formulações matemáticas da Teoria Evolutiva são frequentemente desencorajadoras, mas o verdadeiro problema está na dificuldade em penetrar nas controvérsias que dividem os cientistas, as quais inadvertidamente propagam uma noção de relativismo que, no essencial, é enganadora. Torna-se necessário fazer uma narrativa crítica de como as ideias sobre Evolução Biológica foram sendo revistas à medida que os contributos da Genética as iam pondo à prova, e averiguar até que ponto as controvérsias existentes (ou “ismos”) são necessárias, ou úteis sequer; e há que contrapor a importância de dar-lhes a proporção adequada, face ao benefício superior de ganhar uma perceção segura da dimensão do que é consensual e aplicável. Nesta comunicação propõe-se uma revisão de todo este processo histórico, no sentido de estabelecer balizas temporais para o conteúdo unificador da Teoria Evolutiva, através do reconhecimento de três marcos de desenvolvimento conceptual: a obra evolutiva de Charles Darwin, a Genética das Populações, e a Teoria Neutral. Excluem-se por isso as correntes de pensamento que desde o século XIX até à atualidade vêm causando divisão, e onde a pretensamente chamada «Modern Synthesis», propagandeada a partir dos anos 1940, assume particular relevo. Finalmente, aborda-se o aspeto evolutivo da Ontogenia, também conhecido por “evo-devo”, cuja integração na atual Teoria Evolutiva continua a ser problemática. A Ontogenia é um nexo fundamental para a compreensão da Morfologia e da Fisiologia, e estas por sua vez continuam a ser essenciais na Taxonomia, a qual implica uma explicação evolutiva no Sistema Natural filogenético. Mais, a Ontogenia é o ponto de vista para a compreensão em concreto, ao nível do organismo, dos processos evolutivos. Se por um lado a Teoria Neutral da Evolução Molecular veio trazer o suporte fundamental para uma interpretação dos processos macroevolutivos, o “como” da Evolução passa necessariamente pelo estabelecimento de mecanismos de unidade e diversidade, ainda dificilmente generalizáveis, centrados na Ontogenia.
URI: http://dx.doi.org/10.23925/2178-2911.2022v25espp102-121
http://hdl.handle.net/10174/33734
Type: article
Appears in Collections:BIO - Publicações - Artigos em Revistas Internacionais Com Arbitragem Científica

Files in This Item:

File Description SizeFormat
57953-Texto do artigo-184561-1-10-20220906.pdf748.87 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois