|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33720
|
Title: | A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste |
Authors: | Bonito, Jorge Morgado, Margarida Rebelo, Dorinda Marques, Luis Andrade, António Soares de Medina, Jorge |
Editors: | Maciel, Maria Delourdes |
Keywords: | CTS Geologia Manual do alunos |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Cruzeiro do Sul |
Citation: | Bonito, J., Morgado, M., Rebelo, D., Marques, L., Andradre, A. S., & Medina, J. (2023). A abordagem CTS na aprendizagem da Geologia no ensino secundário em Timor-Leste. In M. D. Maciel (Coord.), Anais do VIII Seminário Iberoamericano CTS e XII Seminário Ibérico CTS. São Paulo, Brasil: Universidade Cruzeiro do Sul. [ISBN 978-65-88103-31-9] |
Abstract: | O enquadramento didático pedagógico de raiz CTS, continua a ser tido como virtuoso por investigadores, professores e alunos. Sustentados por tal desiderato e considerando a centralidade que têm os manuais escolares no processo de ensino e de aprendizagem das ciências, os autores desenvolvem neste estudo documental a análise exploratória dum manual de Geologia para o 10.º ano, elaborado no âmbito do projeto de Reestruturação do Ensino Secundário Geral em Timor-Leste. Procedeu-se à aplicação dum instrumento já testado, constituído por 2 dimensões e 14 indicadores; fez-se a sua análise quanto à abordagem CTS. Os resultados apontam que todos os indicadores, à exceção de um, foram considerados nos documentos em apreciação. A análise da abordagem CTS foi ampliada com o cálculo das ocorrências por unidade temática, tendo-se verificado alguma heterogeneidade sem, contudo, deixar de ser contemplada. É lícito concluir que este estudo serve para mostrar que no documento analizado a raiz CTS é evidente. |
URI: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/siacts/article/view/3710/1963 http://hdl.handle.net/10174/33720 |
ISBN: | ISBN 978-65-88103-31-9 |
Type: | article |
Appears in Collections: | PED - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|