Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/33299

Title: Design de Novos Produtos e Serviços na Era Digital – Alguns limites éticos
Authors: Pires, António Ramos
Saraiva, Margarida
Elisabeth, Brito
Editors: Pires, António Ramos
Saraiva, Margarida
Navas, Helena
Keywords: Produtos
Serviços
Era Digital
Limites éticos
Issue Date: 24-Jun-2022
Publisher: RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade
Citation: Pires, A.R.; Saraiva, M. & Brito, E. (2022). Design de Novos Produtos e Serviços na Era Digital – Alguns limites éticos. In Livro de Atas do XII Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva & Helena Navas (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa - Caparica (Portugal), 24 de junho de 2022, pp. 383-385. ISSN: 2183-1408
Abstract: A conceção de produtos e serviços é uma área complexa de trabalho, nomeadamente pelas interações entre equipas, tecnologias e áreas de conhecimento. O ciclo da qualidade e da inovação e desenvolvimento de novos produtos mostra que as primeiras fases (identificação de necessidades e expetativas, expressão funcional das mesmas e design) determinam o custo do ciclo de vida. As melhores soluções para a sustentabilidade (ambiental, económica e social) são também encontradas na fase de design/conceção. Ao longo do tempo têm sido desenvolvidas técnicas e metodologias para ajudar a conceção de que são exemplos: Gestão do Valor, QFD, FMEA, KANSEI, Teoria Axiomática (Suh, 1993; 2001). Nestas, o cliente não tinha que dar nada em troca para além da quantia monetária, embora sendo desejado o seu envolvimento no design. A era digital vem trazer alterações significativas. Do lado positivo, são exemplos o acesso a informação e a funcionalidades diretamente úteis aos clientes/consumidores/cidadãos. Do lado negativo, temos o uso de dados pessoais para fins de publicidade dirigida de bens e serviços, usando técnicas mais ou menos agressivas de marketing, por vezes tentando condicionar os comportamentos. Contudo, outro fenómeno ocorre frequentemente, talvez induzido por deficiente entendimento das relações desejadas entre fornecedores e clientes: as plataformas de serviços (ou melhor de autosserviços), são desenhadas, com frequência, para beneficiar o fornecedor, prejudicando o cliente (ex.: exigindo deste meios informáticos). Neste artigo, questionamos as práticas de conceção na era digital, incluindo princípios, valores, conceitos nefastos, e utilidade de reforçar as componentes éticas.
URI: https://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2022/09/troia_xii_383_385.pdf
http://hdl.handle.net/10174/33299
ISSN: 2183-1408
Type: article
Appears in Collections:GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

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