|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/33254
|
Title: | O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos |
Authors: | Nogueiro, Teresa Saraiva, Margarida |
Editors: | Pires, António Ramos Saraiva, Margarida Navas, Helena |
Keywords: | Programa Erasmus+ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Qualidade da Educação Parcerias |
Issue Date: | 24-Jun-2022 |
Publisher: | RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
Citation: | Nogueiro, T. & Saraiva, M. (2022). O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos. In Livro de Atas do XII Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva & Helena Navas (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa - Caparica (Portugal), 24 de junho de 2022, pp. 266-269. ISSN: 2183-1408 |
Abstract: | Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecem uma visão compartilhada para a humanidade, um pacto entre líderes mundiais e pessoas, e uma lista de ações a serem tomadas em prol das pessoas e do planeta (United Nations, 2016). O objetivo geral do programa Erasmus+ é apoiar as pessoas na educação, formação, juventude e desporto na Europa, mas também para promover o seu desenvolvimento educativo, profissional e pessoal através da aprendizagem ao longo da vida, diligenciando o crescimento sustentável, empregos de qualidade, coesão social e fomentando a inovação, e reforçando a identidade europeia e a cidadania ativa (Regulation (EU) 2021/817). As Instituições de Ensino Superior (IES) são instituições que se reinventam para a sustentabilidade, através das suas mais diversas atividades, estratégias, e relações internas e externas (European strategy for universities COM/2022/16 final). Através das ações promovidas e patrocinadas pelo Programa Erasmus+, as IES, através da internacionalização, têm mais uma oportunidade de contribuir para os ODS. Posto isto, a questão que se coloca e à qual pretendemos responder é que ações e atividades podem ser empreendidas pelas IES no âmbito do Programa Erasmus+, de forma a contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A resposta a esta pergunta permitir-nos-á preencher um pouco mais a lacuna de conhecimento que existe entre os ODS e o Programa Erasmus+. Por outro lado, também pretende-se realizar uma reflexão teórica sobre estas dimensões, analisando os aspetos comuns e as sinergias existentes entre elas, e identificar evidências que permitam afirmar o contributo do Programa Erasmus+ para o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Género) ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 13 (Ação Climática) e ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos). |
URI: | https://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2022/09/troia_xii_266_269.pdf http://hdl.handle.net/10174/33254 |
ISSN: | 2183-1408 |
Type: | article |
Appears in Collections: | GES - Artigos em Livros de Actas/Proceedings
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|