Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32916

Title: A Mina que ainda ficou: avaliação do potencial mineiro em prata (Ag) e ouro (Au) das escombreiras da Mina de São Domingos
Authors: Lopes, Luis
Vieira, Alexandre
Matos, João
Martins, Ruben
Keywords: Mina de São Domingos
Ouro
Prata
Avaliação de recursos geológicos
Issue Date: 25-Nov-2022
Citation: Lopes, L,. Vieira, A., Matos, J,, Martins, R. 2022. A Mina que ainda ficou: avaliação do potencial mineiro em prata (Ag) e ouro (Au) das escombreiras da Mina de São Domingos. Apresentação na 9ª Jornada Interdisciplinar da Mina de São Domingos, Mértola. 25 de novembro de 2022.
Abstract: O objectivo desta apresentação é apresentar o estudo realizado na Universidade de Évora no âmbito da Tese de Mestrado em Engenharia Geológica realizada por Alexandre Vieira na qual se avaliaram os recursos geológicos associados aos resíduos mineiros da antiga exploração de sulfuretos da Mina de São Domingos, designadamente os depósitos de gossan e de rocha encaixante depositados junto à corta e aldeia mineira. Efetivamente, a existência de dados geoquímicos obtidos pela Compañia Nacional de Piritas, S.A. e a análise da cartografia mineira realizada pelo LNEG, permitiu construir, com recurso ao software Geovia Surpac, expressamente cedido pela empresa Dassault Systèmes, um modelo tridimensional para cada depósito de escombros e assim se proceder a uma estimativa dos recursos inferidos em ouro e prata neles existentes. Considerando alguns factores limitantes à remoção dos resíduos, definiram-se diferentes cenários de exploração. O modelo mais restritivo aponta para um recurso geológico inferido de 2.4 Mt com 0,77 g/t de Au e 8,26 gt de Ag. Na totalidade dos resíduos analisados estimam-se 4.0 Mt com 0,64 g/t Au e 7,30 g/t de Ag, correspondentes a 82 878 oz t Au e 955 753 oz t Ag.
URI: https://jornadasminasaodomingos.wordpress.com/
http://hdl.handle.net/10174/32916
Type: lecture
Appears in Collections:GEO - Comunicações - Em Congressos Científicos Nacionais

Files in This Item:

File Description SizeFormat
A mina que ficou X Jornadas MND 2022_11_25 com cartaz.pdf16.14 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois