Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32817

Title: A abordagem de técnicas expandidas do piano com alunos do ensino artístico especializado, nos níveis Básico e Secundário
Authors: Beira, Maria Inês Jardim
Advisors: Telles, Ana
Keywords: Música Contemporânea
Técnicas Expandidas
Notação
Programas de Piano
Escolas do ensino artístico especializado
Contemporary music
Extended Techniques
Musical Notation
Piano Programs
Schools specialized in artistic studies
Issue Date: 3-Oct-2022
Publisher: Universidade de Évora
Abstract: A técnica pianística como qualquer técnica instrumental, evolui. Essa evolução é potenciada por vários fatores e intervenientes, nomeadamente pela procura de novas sonoridades e conteúdos musicais por parte dos compositores. Desta forma, tendo em consideração a constante procura em inovar, o pianista geralmente depara-se com aspetos da escrita e da notação musical que se afastam do cânone do repertório pianístico, isto é, que não se encontram nos repertórios clássico e romântico. Visto que as técnicas correspondentes estão presentes em muito do repertório contemporâneo, a sua aprendizagem e compreensão torna-se essencial para o pianista. Apesar da presença da música contemporânea, seus repertórios e temáticas relacionadas, em concertos, congressos, masterclasses e palestras, ela é ainda relativamente pouco abordada no ensino artístico especializado, particularmente no que diz respeito ao ensino de piano. Pretende-se, por isso, contribuir para uma mudança de mentalidades, em particular através do levantamento e apresentação de conteúdos didáticos disponíveis, de forma a diminuir a referida desvalorização da música contemporânea e promover o ensino da mesma nas escolas do ensino artístico especializado. A metodologia aplicada, assente numa investigação qualitativa, baseia-se na recolha de dados, utilizando as redes virtuais como principal fonte para a procura de documentação (livros, artigos científicos, partituras, métodos didáticos) e observação de vídeos relacionados com a temática. Após o tratamento da informação recolhida e da sua aplicação no decorrer do estágio, segue-se a divulgação dos resultados obtidos durante a aplicação deste projeto. O objetivo, enquadrado no Mestrado em Ensino de Música, é elaborar um catálogo de técnicas não convencionais presentes no repertório contemporâneo para piano e procurar incluí-las como recurso para a aprendizagem do instrumento, propondo em que nível do ensino artístico especializado as técnicas podem ser abordadas e de que forma, salientando repertório didático onde as mesmas são trabalhadas; Abstract: Title: The Approach of Piano Extended techniques on Basic and Secondary level students at Specialized music schools. The evolution of piano technique throughout time is a fact. That evolution was brought on by composer’s continuous search for innovation of sound and musical content, among other factors. Because of this constant research for new content, present pianists will find types of techniques and musical notation that are unused in the mainstream repertoire of western classical music. But, since those new techniques are widely used in contemporary music, it is important that official music schools start to include them in the students’ learning programs. Although, currently contemporary music is present in concerts, masterclasses, workshops, lectures, it isn’t widely used for educational purposes, particularly in piano teaching. To promote contemporary music, the search for learning material is extremely important, so that the prejudices directed to this kind of music decrease, at the same time that students are encouraged to learn it in specialized music schools. The methodology used throughout this project, is based mainly on qualitative research. Primarily it was done an investigation on the theme, using the internet as the main source of information, where it was gathered different types of resources like books, articles, teaching methods, various scores as well as videos. Based on the application of the information gathered, during the internship, it was possible to watch how students react to this type of repertoire while still learning correct piano posture and technique. The main purpose of this project, which was put forward in order to fulfill the master’s in music teaching program, is to elaborate a catalog of the different unconventional piano techniques, which can be found in the piano repertoire, while suggesting how and in what level it should be learned, underlining different educational pieces where some technique can be worked on.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32817
Type: masterThesis
Appears in Collections:BIB - Formação Avançada - Teses de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Mestrado-Ensino_de_Musica-Maria_Ines_Jardim_Beira.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois