Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32724
|
Title: | A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas |
Authors: | Barreiras, Elsa Artur, Ana |
Keywords: | Voz dos alunos Participação Inclusão Escola Adapatações Curriculares significativas |
Issue Date: | 14-Nov-2022 |
Publisher: | Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
Citation: | Barreiras, E., & Artur, A. (2022). A participação na voz de alunos com adaptações curriculares significativas. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (23), 1-21. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2022.11684 |
Abstract: | Dar voz aos alunos é uma premissa inscrita em recomendações de organismos internacionais e nacionais, afirmando a necessidade de os professores promoverem a escuta atenta e cuidada das crianças na sala de aula e na escola. Significa o reconhecimento dos alunos como participantes ativos e competentes no seu processo de aprendizagem. Neste artigo é relatada parte de uma investigação mais alargada de natureza qualitativa (Barreiras, 2022) que recolheu a perspetiva de quatro alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico com adaptações curriculares significativas (ACS) sobre aprendizagem e participação em sala de aula e no recreio, a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a esses alunos. Os resultados sugerem que, na escola, estes alunos vivenciam uma realidade onde predominam o ensino expositivo e ambientes educativos pouco inclusivos, o que parece fazê-los sentirem-se à parte e em desvantagem, relativamente aos pares. |
URI: | https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/11684 http://hdl.handle.net/10174/32724 |
ISSN: | 2182-4614 |
Type: | article |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Artigos em Revistas Nacionais Com Arbitragem Científica
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|