Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32280

Title: Professoras em formação e imagens de obras de arte: encontros, olhares e narrativas de si
Authors: Ostetto, Luciana
Folque, M. A.
Editors: Furtado, R. M. M.
Keywords: arte & educação
formação de professores
educação de infância
ateliês biográfico-artísticos
Issue Date: 2021
Publisher: UFG
Citation: Ostetto, L. & Folque, M. A. (2021). Professoras em formação e imagens de obras de arte: encontros, olhares e narrativas de si. In R. M. M. Furtado (Org.) Pensar o ver (pp. 255-280). UFG.
Abstract: No campo da formação docente, de onde falamos, pensar a dimensão estética é pensar em possibilidades de contribuir e/ou potenciar o exercício de suspeitar/sentir o mundo, de inspirar ares que oxigenem modos de ser, de ver, de sentir, de fazer-pensar a prática docente, haja vista a compreensão do educador/professor como mediador de culturas. De outra forma, para atuar no complexo cotidiano educativo junto às crianças, é imperativo aprender a observar, olhar, deixar-se capturar por todos os sentidos. Seguindo essas premissas, o presente texto compartilha movimentos e discussões desencadeados no âmbito de uma investigação desenvolvida com professores e educadores em formação inicial da Universidade de Évora-Portugal (OSTETTO, 2018), a qual se utilizou de ateliês biográfico-artísticos como espaço principal de produção de dados. Dentre as muitas ações constitutivas do desenvolvimento da pesquisa, ao longo dos ateliês realizados fizemos a proposta “Como se fora meu retrato: a obra de arte fala de mim”, convidando as participantes da investigação, diante de um postal com a imagem de uma obra de arte, a olhar, refletir, falar de si “como se”. A proposta do encontro com imagens de obras reproduzidas em cartões postais pretendia ser mais uma oportunidade para ativar conhecimentos sensíveis-sensoriais, entre percepção, imaginação e interpretação, contribuindo para a articulação de pensamento e sensibilidade pelos/nos modos de ver que, articulados à memória, fecundassem tempos para falar de si, provocassem a produção de narrativas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32280
ISBN: 978-65-86089-67-7
Type: bookPart
Appears in Collections:PED - Publicações - Capítulos de Livros
CIEP - Publicações - Capítulos de Livros

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Ostetto & Folque (2021)Professoras em formação e imagens de obras de arte- encontros, olhares e narrativas de si.pdf288.47 kBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois