Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10174/32259

Title: Como ensinar Economia a não-economistas? O caso da Economia da Saúde
Authors: Caleiro, António Bento
Keywords: Economia da Saúde
Ensino de Economia
Práticas Pedagógicas
Issue Date: May-2022
Publisher: UA Editora – Universidade de Aveiro, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia
Citation: Caleiro, António Bento (2022), "Como ensinar Economia a não-economistas? O caso da Economia da Saúde", in Livro de Atas do 7.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, (pp. 44-49), UA Editora – Universidade de Aveiro, Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia.
Abstract: O ensino de conteúdos de Economia a alunos cuja formação (anterior) não tenha envolvido qualquer contacto com matérias de Economia representa um desafio, quer para quem ensina, quer para quem aprende. Este é o caso de (Introdução à) Economia da Saúde, enquanto unidade(s) curricular(es), sob nossa responsabilidade docente, dos cursos (da Universidade de Évora) de pós-graduação em Administração de Cuidados de Saúde e de mestrado em Enfermagem. Pretende-se, aqui, apresentar as práticas pedagógicas implementadas no processo de ensino-aprendizagem daquela(s) unidade(s) curricular(es), as quais consideramos as mais adequadas naquele contexto. Em particular, mostra-se como se podem, e devem, ser apresentados conteúdos estritamente de Economia, nomeadamente as leis da procura, da oferta, e do mercado, de forma a que sejam percetíveis as particularidades das leis da procura, da oferta, e do mercado de cuidados de saúde, enquanto conteúdos programáticos fundamentais de Economia da Saúde. A utilização de uma abordagem metodológica apelando, sobretudo, à lógica (por detrás de uma abordagem, tantas vezes exageradamente formalizada, do ponto de vista matemático) permite que, de facto, os alunos aprendam, sem necessidade daquela excessiva formalização matemática, a determinar aquelas leis (de carácter económico), mesmo do ponto de vista das suas expressões matemáticas.
URI: http://hdl.handle.net/10174/32259
Type: article
Appears in Collections:ECN - Artigos em Livros de Actas/Proceedings

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Como Ensinar Economia a Não-Economistas - O caso de Economia da Saúde_dspace.pdf3.22 MBAdobe PDFView/OpenRestrict Access. You can Request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace Dspace
DSpace Software, version 1.6.2 Copyright © 2002-2008 MIT and Hewlett-Packard - Feedback
UEvora B-On Curriculum DeGois