|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/32096
|
Title: | Ensino e prática artística: Coimbra na segunda metade do século XX |
Authors: | Silva, Ilda Maria Moreira e Rodrigues Santana da |
Advisors: | Leandro, Sandra |
Keywords: | Artes Ensino Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) Vanguarda Arts Teaching Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC) Vanguard |
Issue Date: | 28-Feb-2022 |
Publisher: | Universidade de Évora |
Abstract: | Entre 1958 e 2000, o Círculo de Artes Plásticas, em Coimbra, pautou a sua actividade
pelo ensino, divulgação e pesquisa no âmbito das artes plásticas. Ao longo desse tempo,
foram-se desenrolando actividades e intervenções que deixaram marcas no panorama
cultural nacional, motivo por que foi reconhecido como espaço de referência no país. O
constatar da ausência de informação organizada sobre o percurso do Círculo de Artes
Plásticas, que permitisse conhecer a diversidade de momentos ocorridos e a pluralidade
de contextos na altura vivenciados motivou a procura de documentação relevante que
contribuísse para a compreensão do percurso então vivido. Esta tese visa assim
apresentar e documentar o trajecto, vivido pelo Círculo de Artes Plásticas ao longo de
40 anos. A vasta documentação encontrada definiu a organização formal adoptada na
elaboração deste trabalho, consubstanciada numa apresentação dos dados obtidos,
sistematizada cronologicamente em duas partes. Assim, numa primeira parte elaborouse
uma abordagem sobre o surgimento do Círculo de Artes Plásticas na Academia de
Coimbra e a definição do seu projecto pedagógico, na segunda parte analisou-se a
renovação, decorrente dos desafios da Arte que, entretanto, apareceram; Abstract:
Artistic Teaching and Practice: Coimbra in the second half of the XXth century
Between 1958 and 2000, the Círculo de Artes Plásticas, in Coimbra, was active in
teaching, dissemination and research in the field of fine arts. During this period, there
occurred various activities which left their mark on the national cultural scene, being
this the reason that it was acknowledged as a reference point in this country. The lack of
organized information about the trajectory of the Círculo de Artes Plásticas, which
would allow one to know the diverse moments and the plurality of contexts experienced
at the time, led to the search for relevant documentation which would contribute to the
understanding of the path then taken. This thesis aims to present and document the
trajectory taken by the Círculo de Artes Plásticas during those four decades. The vast
documentation found defined the formal organization decided in the preparation of this
work, substantiated in the presentation of the data obtained chronologically
systematized in two parts. In the first part, we present the study of the emergence of the
Círculo de Artes Plásticas in the Coimbra Academy and the definition of its pedagogical
project. In the second part, we analyze the renovation arising from the challenges of Art,
which, meanwhile, occurred. |
URI: | http://hdl.handle.net/10174/32096 |
Type: | doctoralThesis |
Appears in Collections: | BIB - Formação Avançada - Teses de Doutoramento
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|