|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31933
|
Title: | Diferenciação Pedagógica: um caminho para a inclusão |
Authors: | Prado, Danielle Nunes Artur, Ana |
Issue Date: | Apr-2022 |
Publisher: | Pedro & João Editores |
Citation: | Prado, Danielle N. & Artur, A, (2022). Diferenciação Pedagógica: Um caminho para a inclusão. in C. Magalhães & Artur, A.(org). Travessias Luso-Brasileiras. pp 149-168.Pedro & João Editores. |
Abstract: | Pensar a educação para todos, numa escola que atenda e ensine a todos, tem se tornado um desafio diário para os educadores comprometidos com a perspectiva da inclusão em qualquer lugar do mundo e, portanto, também no Brasil e em Portugal.
O paradigma da escola inclusiva que se inicia, sobretudo, através da aprovação da Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), traz consigo o princípio orientador de que as escolas devem se adequar às necessidades de todas as crianças, independentemente das suas características individuais e sociais. Põe em foco a necessidade de uma escola acolhedora e responsável, que se afirme capaz de combater as discriminações e que reforce os direitos das crianças no sentido de participarem e vivenciarem a escola em grupo com os seus pares.(...) A partir deste preâmbulo, o presente texto tem como objetivo apresentar a diferenciação pedagógica como uma possibilidade para a prática pedagógica inclusiva na educação infantil. Iniciamos apresentando os documentos da legislação educacional brasileira e portuguesa que orientam a inclusão escolar e que indicam, ou fazem alguma referência, às estratégias relacionadas à diferenciação pedagógica. Num segundo momento, com base em autores da área da Educação, situamos a diferenciação pedagógica enquanto condição para a educação inclusiva, discutimos o conceito de Diferenciação Pedagógica e, por fim, tecemos algumas considerações sobre a aprendizagem cooperativa, como uma modalidade de organização do trabalho de aprendizagem das crianças, e prática de diferenciação pedagógica. |
URI: | https://pedroejoaoeditores.com.br/site/travessias-luso-brasileiras-na-educacao-da-infancia/ http://hdl.handle.net/10174/31933 |
ISBN: | 978-65-5869-813-5 78-65-5869-812-8 |
Type: | bookPart |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Capítulos de Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|