|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10174/31926
|
Title: | Travessias Luso-Brasileiras na Educação de Infância |
Authors: | Magalhães, Cassiana Artur, Ana |
Keywords: | Educação de infância Pedagogia formação de professores |
Issue Date: | Apr-2022 |
Publisher: | Pedro & João Editores |
Abstract: | A metáfora da viagem, embora comum, é sempre oportuna, quando queremos falar sobre um caminho, sobre um percurso realizado por alguém. Uma travessia pode ser sinônimo de viagem, um atravessar de oceano. Pois este livro, intitulado “Travessias Luso-Brasileiras na Educação da Infância”, procura dar corpo à viagem que em comum realizaram as participantes e autoras dos textos que o integram. É um produto cultural, resultado de diálogos entre profissionais brasileiras e portuguesas, que surge como o culminar do Projeto “Os impactos dos documentos oficiais para a organização do currículo na educação infantil no Brasil e em Portugal” vinculado ao grupo de pesquisa cadastrado no CNPq “Travessias Luso-Brasileiras na educação de infância” que abraçamos e formos co-construindo desde 2018. Nessa viagem, os diálogos sobre a pedagogia da infância permitiram conhecer o que aproxima as práticas pedagógicas nas quais se movem as autoras, mas também os marcos legais que regram modos de fazer, ainda em fase inicial de convergência.
O presente livro está organizado sob a forma de capítulos que relatam experiências e investigações diversas e multifacetadas, que abordam e documentam práticas educativas na Educação Infantil no Brasil ou, como se diz em Portugal, na Educação de Infância, o que abrange a Creche (0 aos 3 anos) e Jardins de Infância (3 aos 5 anos). Esta coletânea de textos assume assim uma dimensão mais ampla que nos revela conhecimentos emanados da pesquisa e da reflexão aprofundada das autoras sobre o foco das suas temáticas. Uma das marcas que vai trespassando os vários textos é a perspetiva histórico-cultural que dá corpo teórico a vários capítulos. É sob essa lente teórica, mas também analítica, que se constroem sentidos e significados comuns, com a ideia de educação como uma fonte de desenvolvimento humano, na qual, educadoras, crianças e comunidade escolar são compreendidos. |
URI: | https://pedroejoaoeditores.com.br/site/travessias-luso-brasileiras-na-educacao-da-infancia/ http://hdl.handle.net/10174/31926 |
ISBN: | 978-65-5869-813-5 78-65-5869-812-8 |
Type: | book |
Appears in Collections: | CIEP - Publicações - Livros
|
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
|